David Almeida reduz tom do debate eleitoral antes da visita de Lula ao Amazonas

Foto: Antônio Pereira / Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) afirmou nesta sexta-feira (12/12) que o debate eleitoral não será pauta do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Região Norte, realizado na capital amazonense em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O evento reúne gestores municipais e parlamentares para discutir a redistribuição dos recursos federais e cobrar justiça fiscal, tema que o prefeito classificou como urgente.
Durante a coletiva, Almeida reforçou que o encontro tem como objetivo central tratar do subfinanciamento histórico que, segundo ele, afeta os municípios da região há mais de seis décadas.
“Nós temos o ciclo da borracha, temos o segundo ciclo que é o industrial, e sempre sonhamos com o terceiro ciclo. O terceiro ciclo está diante de nós. O desenvolvimento depende da união de todas as forças políticas por equidade e por igualdade”, declarou.
O prefeito ressaltou que a reunião ocorre às vésperas da visita do presidente da República ao estado e que esse é o momento ideal para apresentar dados e reivindicações do Norte.
“É importante a união da associação e dos prefeitos para que a gente mostre para ele, com os dados da Frente Nacional de Prefeitos, tudo o que precisamos para combater a desigualdade”, disse.
Saiba mais:
Omar Aziz: “Independente do prefeito ou não, eu sou pré-candidato a governador”
Projeto quer regulamentar spray vegetal para defesa de mulheres no Amazonas
Diante da insistência de parte da imprensa em abordar o cenário político para 2026, David Almeida deixou claro que não trataria do assunto.
“Eu sei que está todo mundo querendo falar de política de eleição. Esse é um tema secundário que eu me comprometo a falar com vocês posteriormente, quem sabe na semana que vem, em um bate-papo. Mas essa pauta de hoje é a solução para os problemas de todos os municípios do estado do Amazonas daqui para frente”, afirmou.
O encontro discute ajustes nas regras do federalismo fiscal brasileiro, que, segundo os prefeitos, privilegia regiões mais desenvolvidas e mantém Norte e Nordeste em desvantagem. O diálogo resultará na elaboração da Carta de Manaus, documento que será entregue à Presidência da República, ao Congresso Nacional e aos governos estaduais.
“Estamos sendo subfinanciados desde que esse processo começou, há mais de 60 anos. Os municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm mais desenvolvimento porque receberam mais investimentos. Agora, a Frente Nacional dos Prefeitos vai comandar essa pauta a nível nacional, e pelo Norte estamos iniciando por Manaus”, concluiu Almeida.
Veja:
David Almeida diz que eleições são “tema secundário” em reunião com prefeitos antes da visita de Lula ao AM
🎥 (Prefeitura de Manaus) pic.twitter.com/JAOiSiJlau
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 12, 2025






