Deputados rejeitam cassação de Carla Zambelli mesmo após condenação pelo STF

Foto: Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (10/12) barrar a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A proposta de cassação não atingiu os 257 votos necessários, sendo 227 votos a favor, 170 contra e 10 abstenções.
A deputada foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a condenação definitiva, o STF determinou que ela perdesse automaticamente o mandato. Mesmo assim, os deputados optaram por não cumprir essa decisão.
Leia mais
Zambelli passará por audiência de custódia na Itália
Defesa de Carla Zambelli planeja pedir reconhecimento de insanidade temporária ao STF
A decisão da Câmara abre mais um conflito e pode fazer o caso voltar ao STF. O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou após a votação que o partido vai entrar com um mandado de segurança no STF para tentar anular a decisão do plenário.
“A decisão do Supremo é uma decisão muito clara. (…) Não era para ter ido à CCJ, e o presidente Hugo Motta acabou criando um problema para si próprio. Não era para ter ido para o plenário”, disse.






