As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Polícia Federal quer investigar suposta viagem de Filipe Martins aos Estados Unidos em 2022

Segundo o delegado Fábio Shor, da PF, há indícios de que a entrada de Martins nos EUA possa ter sido simulada
20/10/25 às 20:55h
Polícia Federal quer investigar suposta viagem de Filipe Martins aos Estados Unidos em 2022

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de uma nova investigação para apurar se Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, realmente entrou nos Estados Unidos em dezembro de 2022, pouco antes dos ataques de 8 de janeiro. O pedido foi feito ao Tribunal nesta segunda-feira (20/10).

O pedido foi feito depois que Moraes solicitou esclarecimentos sobre as informações contraditórias envolvendo a suposta viagem. O Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA afirmou que Martins não entrou no país no dia 30 de dezembro daquele ano.

Martins é réu no chamado “Núcleo 2” do inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado no fim do governo Bolsonaro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o apontou como um dos autores da minuta golpista que circulou na época.


Leia mais

CONFIRMADO: Guilherme Boulos assume ministério no Governo Lula

MPAM Investiga Prefeitura de Canutama por supostas contratações de parentes


Segundo o delegado Fábio Shor, da PF, há indícios de que a entrada de Martins nos EUA possa ter sido simulada. Ele explicou que integrantes da comitiva presidencial teriam usado procedimentos diplomáticos diferenciados, em que não há verificação presencial de todos os membros, para registrar falsamente a viagem do ex-assessor.

No início das investigações, a PF chegou a identificar um registro de entrada de Martins em Orlando, na Flórida, usando seu próprio passaporte. No entanto, as informações divulgadas recentemente pelos Estados Unidos colocaram esse dado em dúvida.

Martins foi preso em 2023, mas foi solto em agosto de 2024 por decisão de Alexandre de Moraes e atualmente usa tornozeleira eletrônica. A defesa do ex-assessor nega que ele tenha viajado e diz que sua prisão foi baseada em informações incorretas.

*Com informações da Agência Brasil.