CONFIRMADO: Guilherme Boulos assume ministério no Governo Lula

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta segunda-feira (20/10) o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta que cuida da articulação do governo com os movimentos sociais.
Boulos assume o cargo no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que estava na função desde o início do atual mandato de Lula, em 2023. A troca faz parte da reforma ministerial que o presidente vem promovendo ao longo do ano, com ajustes pontuais na equipe.
A escolha do deputado é vista como uma tentativa de fortalecer o diálogo com os movimentos populares e ampliar o espaço do PSOL no governo, já mirando o cenário político de 2026. Fundador e líder histórico do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos é um dos principais nomes da esquerda e o político mais votado do PSOL nas últimas eleições.
Leia mais
Guilherme Boulos é tratado como ministro enquanto aguarda nomeação por Lula
Senado: PEC da jornada de trabalho reduzida começa a ser debatida na CCJ
Guilherme Boulos tem 42 anos, é paulistano e formado em Filosofia, mestre em Psiquiatria e atua como professor e psicanalista. Boulos já disputou a Presidência da República, em 2018, e concorreu à prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, sem sucesso. Em 2022, foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos.
Com a mudança, o PSOL ganha um ministério dentro do Palácio do Planalto, espaço até então dominado pelo PT. Caso decida disputar as eleições de 2026, Boulos terá de deixar o cargo até março do ano eleitoral, conforme a lei.
*Com informações da CNN Brasil.
