Combate à Evasão Escolar é sugestão de Raiff Matos para conscientizar jovens de Manaus

Reprodução/ Getty Images.
Com o intuito de dar visibilidade ao abandono escolar e fomentar ações que reduzam os índices de evasão, o vereador Raiff Matos (PL) quer instituir a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar. A proposta, de n.º 120/2025, avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em entrevista a Rede Onda Digital, o parlamentar comentou que o foco principal é manter os jovens dentro das salas de aula e ampliar suas oportunidades. Entre as atividades previstas estão campanhas educativas, palestras e mobilizações nas escolas, além de articulação com órgãos públicos e a sociedade civil.
“Veja bem, em 2023, nós tivemos 10% de crianças e adolescentes que tiveram ausente do ambiente acadêmico escolar. Isso é um número alarmante, se tratando que a quantidade de estudantes aqui na cidade de Manaus é gigantesca e nós precisamos trabalhar para que o ambiente escolar seja mais atrativo”, pontuou o parlamentar.
Assista:
Caso seja aprovado, o calendário oficial da cidade passará a incluir a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar, realizada anualmente na primeira semana de janeiro.
Saiba mais:
Débora Menezes critica fala do presidente da Colômbia sobre ‘legalização de drogas’
Tema discutido na CMM
Durante consulta ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), cinco matérias, incluindo a protocolada de Raiff Matos, sobre esse tema foram encontradas na Casa Legislativa.
O texto de autoria do vereador, por exemplo, foi aderido aos demais parlamentares que subscreveram o tema: Aldenor Lima (União Brasil); Jander Lobato (PSD); João Carlos (Republicanos) Prof. Samuel (PSD) e Rodrigo Sá (PP).
A proposta recebeu parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação e segue agora para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, antes da votação final em plenário.
Outro texto, ingressado anteriormente na CMM, também sugeria a “Semana Municipal de Combate a Evasão Escolar” na capital amazonense. O texto era de autoria do Coronel Gilvandro Mota. Mas foi arquivado no sistema da Casa Legislativa.
Semelhante ao assunto, a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar, de autoria do Fransuá, foi um projeto transformado em lei.
