As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Eduardo Paes confirma pré-candidatura ao Governo do Rio de Janeiro

Prefeito do Rio diz que pretende disputar o Palácio Guanabara nas eleições de outubro
19/01/26 às 14:49h
Eduardo Paes confirma pré-candidatura ao Governo do Rio de Janeiro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou nesta segunda-feira (19/1) que é pré-candidato ao Governo do Estado. A declaração foi feita em entrevista a jornalistas e marca a primeira confirmação pública de sua intenção de disputar o cargo. “Eu sou pré-candidato a governador”, afirmou Paes.

O anúncio ocorre cerca de um ano e meio após o prefeito declarar que cumpriria integralmente o quarto mandato à frente da prefeitura. Durante a campanha de reeleição, em agosto de 2024, ele disse que permaneceria no cargo até o fim do mandato, caso fosse reconduzido. “Eu me comprometo com o eleitor da minha cidade em ficar até o fim do mandato se for reeleito”, afirmou à época.

Ao comentar a possibilidade de deixar a prefeitura, Paes disse que o vice-prefeito assumiria a administração do município e representaria um processo de renovação política. Segundo ele, questões administrativas devem passar a ser tratadas diretamente com o vice, Eduardo Cavalieri.


Saiba mais: 

Haddad descarta candidatura em 2026 e diz que quer debater projeto de país

Camilo Santana confirma saída do MEC para atuar nas eleições de 2026


O prefeito também afirmou que o Estado do Rio de Janeiro precisa de mudanças e destacou a situação do interior, que, segundo ele, enfrenta falta de atenção por parte do governo estadual. Paes disse ainda que o estado carece de liderança política, gestão e condução adequada das políticas públicas.

Caso a candidatura seja confirmada, esta será a terceira vez que Eduardo Paes disputará o Governo do Estado. Em 2018, ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Wilson Witzel.

*Com informações de G1 e CartaCapital.