As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Haddad descarta candidatura em 2026 e diz que quer debater projeto de país

Ministro da Fazenda afirma que não pretende disputar cargos e que conversa com Lula sobre futuro fora do debate eleitoral
19/01/26 às 14:40h
Haddad descarta candidatura em 2026 e diz que quer debater projeto de país

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (19/1) que não pretende disputar cargos eletivos nas eleições de 2026 e que sua prioridade é contribuir com a discussão de um projeto de país voltado ao cenário internacional. A declaração foi feita em entrevista ao portal UOL.

Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou convencê-lo a disputar novamente o governo de São Paulo, cargo que ele concorreu em 2022 e perdeu no segundo turno para Tarcísio de Freitas (Republicanos). O ministro, no entanto, reiterou que já comunicou ao presidente sua decisão de não participar do pleito.

“Disse a Lula, em todas as ocasiões, que não iria me candidatar em 2026, a todos os cargos. Tenho relação pessoal com Lula, o presidente convive com a minha família. Eu tenho ouvido o presidente. Começamos a conversar sobre a minha saída do governo na semana passada e levei as minhas considerações a ele”, afirmou.


Saiba mais: 

Camilo Santana confirma saída do MEC para atuar nas eleições de 2026

STF autoriza prisão domiciliar a investigado por fraude no INSS após agravamento de saúde


Em outra declaração ao UOL, Haddad reforçou que a decisão vale para qualquer cargo eletivo e disse não estar focado em assumir funções a partir de 2027.

“Eu disse em todas as ocasiões que não pretendia me candidatar em 2026, isso vale para qualquer cargo. Eu comecei uma conversa com o presidente Lula, ele está colocando os pontos dele, eu estou colocando os meus, muito respeitosamente, de parte a parte, e nós vamos chegar em algum consenso logo mais”, disse.

O ministro afirmou ainda que deseja se afastar do debate eleitoral para se dedicar à reflexão sobre os rumos do país.

“Eu estou querendo um tempo para discutir um pouco o país, projeto de país, o que vai ser do Brasil nesse contexto internacional, quais são as formas de nós nos inserirmos nesse quadro tão dramático que nós estamos vivendo, tão desafiador, tanto interna quanto externamente”, declarou.

Fernando Haddad tem longa trajetória na política nacional. Foi ministro da Educação, prefeito de São Paulo entre 2013 e 2017, candidato à Presidência da República em 2018 e ao governo paulista em 2022. Apesar de seu nome ser cogitado para disputas futuras ou para um ministério mais próximo ao presidente, ele afirma que, no momento, não pretende participar de processos eleitorais.

 

 

 

*Com informações de UOL e Congresso em Foco.