
Capoeira é reconhecida como modalidade esportiva no Amazonas

De autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a capoeira, expressão cultural brasileira com profundas raízes africanas e símbolo de resistência histórica, alcançou a promulgação denominada com a Lei Ordinária nº 5.469/2021.
O texto, reconhece oficialmente a capoeira como modalidade esportiva no Estado, buscando valorizar uma prática centenária que continua em expansão e conquista, cada vez mais, novos adeptos no Amazonas.
“A capoeira é mais do que um esporte. É história viva, é resistência, é cultura que precisa ser valorizada. Essa lei é um passo fundamental para garantir seu reconhecimento e difusão no nosso Estado”, destacou o deputado Roberto Cidade, autor da proposta.
Conforme o documento, o reconhecimento da capoeira como modalidade esportiva representa uma conquista de grande relevância para a cultura brasileira, sendo além de uma atividade física, expressando a trajetória de resistência do povo negro, unindo dança, luta, música e ancestralidade, e transmitindo valores e narrativas de geração em geração.
Saiba mais:
‘Programa Leite do Meu Filho’ ressurge em nova adaptação para ‘Leite em Casa’ pela Semasc
A roda de capoeira, que hoje é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A promulgação da Lei nº 5.469/2021 abre caminhos para o fomento da atividade, incentivando academias, grupos e eventos que mantêm viva essa arte que integra esporte, cultura e história no Estado.