Uma operação resultou em 80 autuações e na remoção de 18 veículos por diversas irregularidades na madrugada deste domingo (28/1) em Manaus. Entre as infrações constatadas estão a adulteração de placas e o uso de sistemas de som não autorizados. A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A fiscalização teve início no bairro Alvorada 3, zona centro-oeste da cidade, onde dois bares foram alvo da operação. Durante as abordagens, foram identificados veículos em situação irregular, incluindo motocicletas sem capacete e carros com placas adulteradas. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, a ação foi desencadeada após diversas denúncias anônimas feitas por moradores da região. “A nossa intenção não é impedir o lazer dos cidadãos, mas garantir a tranquilidade dos trabalhadores e salvar vidas no trânsito”, afirmou.
Leia mais
Detran-AM: Durante Operação Lei Seca, homem é preso em flagrante por uso de CNH falsificada
VÍDEO: Homem furta carros em condomínio de Manaus a luz do dia
No bairro Tarumã, zona oeste da cidade, um posto de gasolina foi fiscalizado após uma denúncia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) sobre poluição sonora. No local, foram apreendidos veículos equipados com potentes sistemas de som e identificados condutores sob efeito de álcool, além de carros com placas clonadas. A diretora de Fiscalização da SemmasClima, Susy Pinheiro, destacou que a operação atendeu a um pedido da população. “Estamos aqui para combater a poluição sonora e oferecer uma resposta à sociedade”, afirmou.
Em outro ponto da cidade, no bairro Dom Pedro, uma ‘adega’ foi autuada após a fiscalização identificar a presença de menores de idade e indícios de consumo de entorpecentes. O local também registrava ocorrência de desordem devido ao uso excessivo de som automotivo e consumo de bebidas alcoólicas.
A operação deve continuar nos próximos dias com o intuito de reforçar a segurança e garantir o cumprimento da legislação nas áreas mais afetadas pela perturbação do sossego e irregularidades de trânsito.