Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Escritor amazonense Milton Hatoum é eleito para Academia Brasileira de Letras

Escritor amazonense Milton Hatoum é eleito para Academia Brasileira de Letras

O escritor amazonense Milton Hatoum, 72 anos, acaba de conquistar um dos assentos mais prestigiados da literatura brasileira: a cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), antes ocupada pelo jornalista Cícero Sandroni. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (14/8) e rendeu a Hatoum 33 votos, superando os concorrentes Angelos D’Arachosia, Antônio Campos, Cezar Augusto da Silva, Eduardo Baccarin-Costa e Paulo Renato Ceratti.

O anúncio foi celebrado por membros da ABL. O escritor Ruy Castro destacou que a chegada de Hatoum representa “uma grande contribuição” e que ele é “um dos principais romancistas de sua geração”. Já a jornalista e acadêmica Miriam Leitão ressaltou que o autor traz “todos os ecos do Brasil” para a Casa de Machado de Assis.

 

Governo do Amazonas parabeniza

Após o anúncio do resultado da eleição que imortalizou Hatoum na ABL, o Governo do Amazonas emitiu uma nota celebrando a conquista do escritor amazonense.

O Governo do Amazonas parabeniza o escritor Milton Hatoum, eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira Letras (ABL), nesta quinta-feira (14/08), tornando-se o primeiro amazonense membro da ABL. A escolha de Milton Hatoum como “imortal” da ABL, representa um marco histórico para o estado e é motivo de orgulho para a Cultura e Literatura do Amazonas.

Nascido em Manaus, em 1952, filho de pai libanês e mãe amazonense, Hatoum foi eleito com 33 votos, em uma disputa com outros cinco candidatos, e passa a ocupar a vaga aberta desde a morte do jornalista Cícero Sandroni, no início do ano.

O escritor é considerado um dos maiores autores brasileiros vivo e autor de clássicos da literatura moderna como Relato de Um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, vencedores de prêmios nacionais, como o Jabuti de Literatura, e internacionais. Dois irmãos, sua obra mais famosa, ganhou uma adaptação para a televisão em 2017. O livro de contos de sua autoria, A cidade ilhada, também inspirou o filme O Rio do Desejo, dirigido por Sergio Machado.

 


Leia mais

Míriam Leitão é eleita para a integrar a Academia Brasileira de Letras

Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por matar ator de “Chiquititas” e os pais dele


Com mais de meio milhão de exemplares vendidos e obras traduzidas para 17 países, Hatoum é reconhecido por romances marcantes como Dois Irmãos, Relato de um Certo Oriente — vencedor do Prêmio Jabuti em 1989 — e Cinzas do Norte. Dois Irmãos, aliás, ganhou adaptação para a TV em 2017, em uma minissérie da Globo estrelada por Cauã Reymond, Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes e Antônio Fagundes.

Entre seus outros títulos estão Órfãos do Eldorado, A Noite da Espera e Pontos de Fuga, além de coletâneas de contos e crônicas. Seu trabalho mais recente, Dança de Enganos — último volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio —, será lançado em outubro pela Companhia das Letras.