
Trump assume controle da polícia de Washington em ação contra o crime e cita Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11/8) que colocará o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington D.C. sob controle federal e enviará a Guarda Nacional para a cidade.
Ele alegou que a medida visa restaurar a ordem na capital do país. Trump disse, em coletiva na Casa Branca:
“Estou invocando oficialmente a seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, vocês sabem o que é, e colocando o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington D.C. sob controle federal direto”.
Trump citou Brasília em sua fala: O republicano afirmou que a taxa de homicídios da capital federal americana atualmente é maior do que a “de alguns dos lugares que você ouve falar como os piores lugares do planeta”.
Em dado momento, Trump mostrou um gráfico que supostamente indicava as taxas de homicídios de cidades ao redor do mundo e coloca Washington em primeiro lugar. No gráfico, a capital americana possui um índice de 41 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto cidades como Lima, no Peru, aparece com 7 homicídios na mesma proporção, Bogotá, na Colômbia, com 11, Cidade do México, no México, com 8 e Brasília, com 13 homicídios a cada 100 mil habitantes.
O presidente americano disse:
“Vejam só. Bagdá… dobramos a nossa aposta em Bagdá. Cidade do Panamá, Brasília, San José, na Costa Rica, Bogotá, na Colômbia – drogas pesadas. Cidade do México, eu mencionei Lima, no Peru. […] Então, vocês querem morar em lugares assim? Acho que não”.
A informação apresentada pelo presidente americano em relação a Brasília diverge dos dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal: O balanço da pasta apontou que, em 2024, foram registrados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil, portanto é a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.
Leia mais:
Prefeito no Maranhão não paga professores e põe culpa em tarifaço de Trump
Donald Trump anuncia encontro com Vladimir Putin no Alasca
Reação à medida de Trump
A prefeita democrata de Washington, Muriel Bowser, rebateu as afirmações de Trump, dizendo que a cidade “não está sofrendo um salto de crimes” e destacando que os crimes violentos atingiram seu nível mais baixo em mais de três décadas no ano passado.
O crime violento caiu 26% nos primeiros sete meses de 2025, depois de cair 35% em 2024, e o crime geral caiu 7%, segundo o departamento de polícia da cidade. Mas a violência com armas continua sendo um problema. Em 2023, Washington teve a terceira maior taxa de homicídios por arma de fogo entre as cidades dos EUA com população acima de 500.000 habitantes.
O anúncio de Trump é seu mais recente esforço para atingir cidades democratas, exercendo o poder Executivo sobre assuntos tradicionalmente locais. Recentemente, os protestos na Califórnia provocaram atritos entre Trump e o governador democrata do estado, Gavin Newsom.
Centenas de policiais e agentes de mais de uma dúzia de agências federais já se espalharam por Washington nos últimos dias.
*Com informações de CNN Brasil