Nesta sexta-feira (21/6), será possível ver um fenômeno lunar raríssimo que acontece a cada quase duas décadas: “a grande paralisação lunar”. O fenômeno, também chamado de lunísticio, acontece quando a Lua se desloca mais alto no céu, parecendo estar parada para as pessoas no solo.
O lunistício ocorre quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu máximo. A Lua nasce no ponto mais a nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste. Isso faz com que ela permaneça no céu por mais tempo.
Esse fenômeno só ocorre a cada 18 anos e seis meses, e vai acontecer a partir desta sexta-feira (21), que também vai ser o melhor dia para a observação do fenômeno, já que será Lua Cheia.
Leia mais:
Astronauta da foto histórica da Terra vista da Lua morre em acidente aéreo
Sonda da Nasa registra “lago de vidro” composto de lava em lua de Júpiter
No Brasil, não será possível observar o lunistício. Porém, vai ser feita uma transmissão ao vivo da grande paralisação a partir do Stonehenge, o monumento de pedras que fica no Reino Unido e que é considerado um local místico. Segundo a empresa que administra o monumento, a English Heritage, acredita-se que a construção do Stonehenge foi influenciada por uma grande paralisação lunar, já que alguns dos eixos se alinham quando a Lua está na posição do fenômeno.
A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo no canal do YouTube da English Heritage: clique aqui.
*Com informações de G1