EUA investigam quase colisão entre avião civil e jato da Força Aérea perto da Venezuela

Avião da companhia JetBlue (Foto: Reprodução/X).
Um avião comercial da JetBlue que partia de Curaçao, no Caribe, rumo ao Aeroporto JFK, em Nova York, nos Estados Unidos, precisou fazer manobra para evitar colisão com aeronave-tanque da Força Aérea dos EUA. O incidente aconteceu na última sexta-feira (12/12), no espaço aéreo da Venezuela.
Segundo informações, o piloto do jato comercial teve de interromper a subida e reportar o incidente, que aconteceu a cerca de 4 km. Uma gravação da comunicação com o controle de tráfego aéreo revela que o comandante da JetBlue relatou que a aeronave militar cruzou diretamente a rota do Airbus comercial enquanto voava sem transponder ligado. Esse equipamento é padrão e permite a identificação e o monitoramento de altitude e a posição por radares civis.
Na gravação, o comandante diz:
“Acabamos de ter uma aeronave passando bem na nossa frente, a menos de oito quilômetros de nós, talvez três ou quatro quilômetros, mas era um avião-tanque de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos, e ele estava na nossa altitude. Tivemos que interromper a subida.
Eles cruzaram diretamente nossa rota de voo. Tivemos que parar de subir. (…) O transponder deles está desligado. É um absurdo”.
Após a manobra evasiva do avião comercial, a aeronave militar desviou e seguiu em direção ao espaço aéreo venezuelano.
Leia mais:
Ganhadora do Nobel da Paz e opositora de Maduro diz que “a Venezuela já foi invadida”
O incidente ocorre em meio à intensificação da presença militar americana na região do Caribe, em virtude das tensões entre EUA e Venezuela. O governo americano vem fazendo investidas contra embarcações na área, supostamente envolvidas com tráfico de drogas, e o próprio presidente Donald Trump já deu declarações indicando que pode remover do poder o venezuelano Nicolás Maduro.
O Comando Sul dos Estados Unidos afirmou à CNN Brasil que está ciente dos relatos de que um avião da companhia aérea JetBlue evitou uma colisão com uma aeronave da Força Aérea americana perto da Venezuela e destacou que está analisando o caso.
*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil






