As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Seminário debate instalação de data centers sustentáveis em Manaus nesta quarta

Vice-presidente da Planck Corp, Emanuel Dutra será um dos debatedores de um seminário que acontece no auditório do Senai
17/12/25 às 07:16h
Seminário debate instalação de data centers sustentáveis em Manaus nesta quarta

A indústria de Data Centers cresce a taxas de 20% ao ano e, para manter essa performance, precisa de dois insumos abundantes em Manaus: água e energia limpa e segura. Por conta disso, a Planck Corporation, uma das líderes deste setor no Brasil, está prospectando as possibilidades de implantar na região uma unidade de data centers modulares para atender tanto o Polo Industrial de Manaus (PIM) quanto os demais clientes dela no Brasil e em outros países.

Vice-presidente para a América do Norte da Plank, Emanuel Dutra, fala com entusiasmo da possibilidade de instalar na capital amazonense um dos negócios que mais crescem no mundo e da garantia dos principais insumos que existem, com energia gerada a partir do gás natural, tanto o extraído na Província Petrolífera do Urucu, no município de Coari, região do Médio Solimões, quanto em Silves, na Região Metropolitana de Manaus.

“Sem falar que podemos ter ainda uma indústria de construção de módulos para data centers, portanto Manaus oferece muitas possibilidades de negócios nessa área e nós vamos participar de um seminário que vai o alinhamento de todos os setores envolvidos”, afirmou Emanuel.

 

 

 


Saiba mais:

Celeiros de votos colocam regiões no foco dos governos, mas mantêm dinastias no poder

Greve de petroleiros derruba produção de petróleo em Urucu nesta segunda


Seminário alinha as pontas para construção de nova indústria

O secretário de Estado da Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, reforçou as possibilidades de criação em Manaus de uma indústria de Data Centers com base na abundância de água e energia limpa gerada a partir do gás de Urucu, operado pela Cigas, e o de Silves, que tem como operador a Eneva.

“São fontes limpas e que garantem um abastecimento constante para essa indústria, que não pode ficar fora do ar nem por cinco minutos durante um ano. Nós temos essa capacidade, mas é preciso costurar todas as pontas para que todos estejam integrados para fazer essa indústria funcionar”, explicou.

Para juntar todos os “atores” necessários para concretizar esse objetivo, a Semig promove, nesta quarta-feira (17), o seminário “Amazonas – Polo para Data Centers Soberanos e Sustentáveis”, no auditório do Senai, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Instagram da Semig.

Dentre as partes importantes para fazer este alinhamento estão a Suframa, universidades e institutos de pesquisa, agências de fomento e planejamento, bem como a indústria de petróleo e gás instalada no Estado. Todos são esperados na discussão que será feita durante o seminário.