EUA volta a pressionar Irã e não descarta ação militar

(Foto: reprodução)
A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (18/2) que os Estados Unidos têm “diversos argumentos” que poderiam justificar um ataque ao Irã, em meio às negociações sobre o programa nuclear iraniano. A declaração foi feita pela porta-voz do Governo Americano, Karoline Leavitt.
Segundo ela, o presidente Donald Trump segue priorizando uma solução diplomática, mas considera todas as possibilidades diante do que classificou como ameaças à segurança americana. Em uma rede social, Trump afirmou que o Irã precisa fechar um acordo e indicou que poderá usar bases militares caso isso não ocorra.
Entre os locais citados está a ilha de Diego Garcia, território estratégico no Oceano Índico que abriga base militar operada por Estados Unidos e Reino Unido. O presidente também mencionou ter alertado o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, sobre o futuro da área.
Leia mais
Ator de RoboCop 2, Tom Noonan, morre aos 74 anos
Washington e Teerã negociam limites para o programa nuclear iraniano. O Irã afirma que o projeto tem fins pacíficos, enquanto os EUA demonstram preocupação com a possibilidade de desenvolvimento de arma nuclear.
De acordo com o site Axios, o governo americano estaria mais próximo de um conflito no Oriente Médio do que se imagina, com possibilidade de envolvimento de Israel. Recentemente, os EUA reforçaram a presença militar na região com o envio de porta-aviões e sistemas de defesa.
*Com informações do G1





