Homem armado com faca ataca guardas em Paris; Macron fala em ataque terrorista

(Foto: reprodução)
Um homem armado com uma faca atacou policiais que faziam a segurança do Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2). O agressor foi baleado no local e não houve registro de feridos entre agentes ou turistas, segundo a polícia francesa.
De acordo com autoridades locais, o suspeito tentou esfaquear um dos policiais que vigiavam o monumento, mas foi atingido por disparos efetuados por outro agente. O setor antiterrorismo foi acionado para investigar o caso.
O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou o episódio como um ataque terrorista de motivação islâmica. Em declaração, afirmou que a ação teve como alvo a Guarda Republicana e reforçou o compromisso do país no enfrentamento ao extremismo.
Leia mais
Massacre em Tumber Ridge: saiba quem era a atiradora que matou 8 pessoas em escola no Canadá
Soldado brasileiro morre após ataque na guerra da Ucrânia, diz família
“No Arco do Triunfo, esta noite, enquanto a Chama era reacendida, um ataque terrorista teve como alvo a Guarda Republicana. Elogio a coragem e a compostura exemplares dos nossos gendarmes e dos nossos soldados Sentinelas: eles puseram fim ao ataque e evitaram o pior. Diante do terrorismo islâmico, a chama republicana sempre permanecerá acesa”, declarou o presidente em publicação no X.
À l’Arc de Triomphe ce soir, alors que la Flamme était ravivée, une attaque terroriste a visé la Garde républicaine.
Je salue le courage et le sang-froid exemplaires de nos gendarmes et de nos militaires de Sentinelle : ils ont mis fin à l’attaque et évité le pire.…
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 13, 2026
O Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos da capital francesa, recebia visitantes no momento da ocorrência. Após o ataque, a área foi isolada e o tráfego de pedestres e veículos suspenso temporariamente.
Até o fechamento desta matéria a identidade do suspeito segue mantida em sigilo pelas autoridades. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado até momento.
*Com informações do G1.





