Lula deve tratar com Trump sobre volta das operações da Petrobras à Venezuela

Encontro de Trump e Lula na Malásia (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá tratar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a obtenção de um aval dos Estados Unidos para que a Petrobras possa eventualmente voltar às atividades de exploração e produção de petróleo na Venezuela. A informação foi divulgada pela colunista Débora Bergamasco, da CNN Brasil.
Lula e Trump deverão se reunir presencialmente na Casa Branca, em encontro que tem previsão para ocorrer na segunda quinzena de março, mas a data ainda está sendo ajustada entre os países.
A Petrobras já atuou em solo venezuelano no passado, mas instabilidades políticas, econômicas e sanções afastaram a empresa brasileira do país caribenho.
Leia mais:
Pai é suspeito de matar a própria filha a tiros após discussão sobre Trump
Trump tem incentivado empresários americanos e países estrangeiros a investirem no país, após a prisão do ex-presidente Nicolás Maduro. A ideia de Lula é demonstrar um possível interesse da Petrobras em voltar aos campos venezuelanos.
Na reunião, Lula também deverá fazer apelo a Trump para afrouxar as sanções americanas a Cuba, segundo a coluna. Em janeiro deste ano, o presidente americano passou a tarifar países que fornecem petróleo à ilha. A medida está afetando a economia do país e pode gerar uma crise social.
*Com informações de CNN Brasil.





