As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Afeganistão tem internet e telefones desligados por ordens do Talibã

Segundo a entidade, a interrupção foi deliberada e afetou não apenas a internet, mas também serviços de telefonia móvel e fixa
Afeganistão tem internet e telefones desligados por ordens do Talibã

(Foto: reprodução)

O Afeganistão enfrenta um colapso em seu sistema de comunicações após a suspensão da rede de fibra óptica em diversas províncias. A medida, determinada pelas autoridades do Talibã, nesta segunda-feira (29/9), reduziu a conectividade nacional a menos de 1%, de acordo com a organização de monitoramento NetBlocks, que classificou a situação como um “apagão total”.

Segundo a entidade, a interrupção foi deliberada e afetou não apenas a internet, mas também serviços de telefonia móvel e fixa. “Desligar fisicamente a fibra óptica compromete todas as formas de comunicação, e manter linhas ativas exige ajustes técnicos”, informou o grupo.

Uma fonte ouvida pela agência AFP relatou que o bloqueio deve permanecer “até novo aviso” e que não há alternativas de comunicação disponíveis.


Leia mais

Padrasto confessa que envenenou bolinho com chumbinho para matar enteado, em SP

Antes da sentença, Sean “Diddy” Combs ministra curso de empreendedorismo na prisão


O corte na rede ocorre semanas depois de o líder supremo do Talibã, Hibatullah Akhundzada, ordenar a restrição gradual da internet em várias regiões. Em províncias como Balkh, no norte do país, a justificativa oficial foi a de combater “vícios e corrupção”.

Antes da medida, o governo de Cabul destacava a expansão de mais de 9 mil quilômetros de fibra óptica como um passo estratégico para modernizar o país e integrar a economia local ao mercado internacional. Desde que retomou o poder em 2021, porém, o Talibã tem imposto sucessivas limitações, alinhadas à sua interpretação da lei islâmica.

(*)Com informações do Terra