As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Consumo frequente de vegetais crucíferos pode reduzir risco de câncer de mama, aponta estudo

No período analisado, foram registrados 12.352 casos de câncer de mama invasivo, sendo 1.703 do tipo HER-negativo e 7.880 do tipo HER-positivo
26/12/25 às 22:36h
Consumo frequente de vegetais crucíferos pode reduzir risco de câncer de mama, aponta estudo

(Foto: Mediterranean/Getty Images)

Pesquisadores dos Estados Unidos identificaram que o consumo regular de vegetais crucíferos está associado à redução do risco de câncer de mama. De acordo com o estudo, mulheres que ingeriram pelo menos seis porções semanais desses alimentos apresentaram um risco 8% menor da doença em geral e 13% menor para o câncer de mama com receptor de estrogênio negativo (HER-negativo), em comparação àquelas que consumiam apenas uma porção por semana.

Os vegetais crucíferos incluem alimentos como brócolis, couve-flor, couve, repolho, couve-de-Bruxelas, rúcula, agrião, rabanete, nabo e acelga chinesa. A pesquisa foi apresentada durante o San Antonio Breast Cancer Symposium, evento científico realizado nos Estados Unidos.

Segundo o médico Gilberto Amorim, especialista em câncer de mama da Oncologia D’Or, os dados reforçam a importância da alimentação saudável. Para ele, esses vegetais contribuem para o equilíbrio do microbioma intestinal, o que pode influenciar positivamente a imunidade e a regulação hormonal. “Esse conjunto de fatores pode aumentar a proteção do organismo contra o câncer”, explica.

O estudo foi liderado pela pesquisadora Andrea Romanos-Nanclares, do Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical School, e analisou dados de dois grandes estudos de coorte: o Nurses’ Health Study (NHS), realizado entre 1984 e 2019, e o NHS II, conduzido de 1991 a 2019.


Leia mais:

Longos períodos sentado afetam a circulação; estudo aponta possível efeito protetor do cacau

Estudos afirmam: escova de dentes pode deixar você doente, veja cuidados


Ao longo de mais de 30 anos, a alimentação de 238.129 mulheres foi acompanhada por meio de questionários aplicados periodicamente. No período analisado, foram registrados 12.352 casos de câncer de mama invasivo, sendo 1.703 do tipo HER-negativo e 7.880 do tipo HER-positivo.

As análises também indicaram que a relação entre o consumo de vegetais crucíferos e a redução do risco foi mais evidente entre mulheres com sobrepeso ou obesidade, especialmente nos casos de tumores HER-negativos, quando comparadas àquelas com índice de massa corporal igual ou inferior a 25.