Aperol, o aperitivo criado em 1919 em Pádua, ganha o mundo e conquista jovens com a versão Spitz

Com teor alcoólico de 11%, o produto ganhou espaço no mercado global ao se tornar a base do Aperol Spritz
O Aperol, aperitivo italiano criado em 1919 na cidade de Pádua, no Norte da Itália, consolidou-se como um dos principais impulsionadores do consumo de bebidas de baixa graduação alcoólica. Com teor alcoólico de 11%, o produto ganhou espaço no mercado global ao se tornar a base do Aperol Spritz, drink que popularizou a categoria dos aperitivos amargos.
O sabor que combina laranja amarga, ruibarbo, genciana e ervas ajudou a posicionar o Aperol em um nicho entre o amargo e o doce, criando identidade própria. A cor laranja intensa se tornou um elemento de marketing, facilitando o reconhecimento da marca em bares, restaurantes e campanhas publicitárias.
A expansão internacional da bebida ganhou força nos últimos anos, impulsionada por investimentos em comunicação e pela ascensão da cultura do aperitivo, especialmente na Europa e nas Américas. O Aperol Spritz se consolidou como drink de preparo simples, composto por espumante, Aperol, água com gás e uma fatia de laranja, o que ampliou a aceitação entre consumidores e estabelecimentos.
Com o avanço da preferência por bebidas mais leves e refrescantes, especialmente entre o público jovem adulto, o Aperol mantém trajetória de crescimento e reforça a tendência de coquetéis de baixa complexidade e menor teor alcoólico no mercado global.

O que são bebidas de aperitivo
Aperitivos são bebidas servidas antes das refeições com o objetivo de estimular o apetite ou como diz o brasileiro: “abrir o apetite”. Eles fazem parte de uma tradição antiga, presente em várias culturas, e costumam ter sabores que vão do amargo ao levemente doce, justamente para ativar a salivação e preparar o paladar para a comida.
Características dos aperitivos:
- Geralmente têm baixo teor alcoólico (mas há exceções);
- Possuem sabores amargos, herbais, cítricos ou aromáticos;
- São feitos a partir de infusões de ervas, raízes, cascas, frutas e especiarias;
- Podem ser consumidos puros ou usados em coquetéis.
Além do Aperol, são exemplos de aperitivos o Campari e Vermute, muito conhecido dos brasileiros, além de Fernet e Liillet, ainda distantes do mercado nacional de bebidas.
Experimente fazer uma bebida simples com Aperol:
Negroni com Aperol:
- 1 porção de gin;
- 1 porção de vermute;
- 1 porção de Aperol;
- 1 casca de laranja;
- Gelo a gosto.
Modo de fazer:
Adicione, em um copo de whisky, os ingredientes citados misturando-os levemente. Coloque gelo e finalize o preparo com uma casca de laranja.
O tradicional Negroni ganha novas cores quando recebe uma boa dose do alaranjado Aperol.







