O Papa Leão XIV, eleito na quinta-feira (8/5) como o próximo líder da Igreja Católica, já visitou o Brasil em diferentes ocasiões, e isso a gente sabe. Em uma delas, o pontífice esteve no Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte para o aniversário de 70 anos da escola e em encontros com freis agostinianos.
As fotografias da visita viralizaram nas redes sociais por mostrar o papa Leão XIV com uma cerveja na mão.
Daí, surgiu uma grande dúvida: Papa pode beber cerveja? Bom, a resposta é sim, mas tem que ser moderada!
De acordo com especialista em Vaticano, consultado pela CNN Brasil, Raylson Araújo, não existe nenhuma proibição formal sobre o consumo de álcool na Igreja e nunca houve, nem mesmo de modo informal.
“Dentro da tradição cristã católica, o apóstolo Paulo, quando ele cita num trecho bíblico, ele vai falar sobre a moderação. Então, a partir dali a Igreja entende que não há nenhum problema em beber, o problema é se embriagar, é o excesso“, explica.
Leia mais:
Cólica infantil: saiba como amenizar os incômodos em recém-nascidos
Fascite plantar: entenda causas e tratamentos para o problema
Papa x moralismo
Ainda segundo o especialista, no Brasil há um certo “olhar moralista” devido à influência evangélica e uma tradição de “cerimônia” com integrantes do alto clérigo da Igreja.
“No Brasil ainda há essa dimensão de que quando o padre vai à festa, então, separa-se o lugar para ele, deixa ele com uma mesa à parte, prepara uma comida especial. Nos demais países da América Latina, isso não é comum”, afirma.
*Com informações da CNN Brasil.