A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (7) o registro de um insumo para a fabricação da AstraZeneca, vacina contra covid-19 produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. Antes do aval, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) usado para a fabricação da vacina era importado da China ou da Índia.
Em termos práticos, a decisão possibilita que o Brasil produza a primeira vacina contra covid 100% nacional. Segundo comunicado divulgado pela Anvisa, estudos de comparabilidade demonstraram que “ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada“.
A Fiocruz assinou contrato para produzir a vacina AstraZeneca no Brasil, com direito à transferência de tecnologia. O processo para conseguir autorização da Anvisa para produzir o IFA nacional teve início ainda no ano passado.
Leia mais:
Câmara aprova dispensa de licitação para insumos contra covid-19
Brasil recebe insumos para produção de 20 milhões de doses da vacina Coronavac
Em maio de 2021, a Anvisa concedeu à Fiocruz um certificado de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que comprova que a linha de produção apresenta todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde então, a instituição produz lotes testes para submeter à Anvisa.
A vacina produzida pela Fiocruz foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O imunizante recebeu registro definitivo para uso no Brasil em 12 de março de 2021.
Via UOL
Acompanhe nossas redes sociais
Deixe seu comentário