CBF antecipa Brasileirão para janeiro de 2026 e cria final única para a Copa do Brasil; veja as mudanças no calendário

Foto: CBF.
A CBF fez uma reforma significativa nos seus dois principais campeonatos no calendário de 2026: O Brasileirão começará bem antes, em 28 de janeiro, e se estenderá até dezembro. Além disso, a Copa do Brasil terá final em jogo único, além das quatro fases iniciais com apenas uma partida de ida.
Ooutra medida que entra em vigor foi a redução de 16 para 11 datas dos Estaduais, que já tinha sido anunciada pela confederação. Os estaduais começam em 11 de janeiro.
As mudanças no calendário tiveram o objetivo de reduzir o número de jogos dos times da Série A. No total, haverá uma queda de seis a oito partidas por equipe da elite do futebol na temporada — cortes nos Estaduais e na Copa do Brasil.
Por outro lado, a CBF também aumentou o tamanho das competições para times menores, além de criar novos campeonatos como a Copa Sul-Sudeste. Neste caso, a ideia é aumentar a quantidades de jogos para essas equipes, tornando-as mais viáveis.
As modificações se devem ao fato de que 2026 será um ano difícil para o calendário, por causa da Copa do Mundo. O Mundial nos EUA, México e Canadá vai impor uma paralisação de 55 dias no ano para o futebol de clubes – inclui o período de preparação.
Leia mais:
CBF planeja amistosos contra França e Holanda em 2026
Mesmo inocentado, Lucas Paquetá será penalizado pela Federação Inglesa de Futebol
Veja os principais pontos:
- O Brasileirão inicia-se em 28 de janeiro, com uma antecipação de dois meses em relação a 2025. A competição para em maio por causa da Copa do Mundo e será retomada em julho. Depois, se estende até dezembro.
- Pela primeira vez, o Brasileiro e Estaduais serão disputados simultaneamente por um mês e meio. Estaduais se iniciam em 11 de janeiro e vão até 8 de março – é obrigatório o final nesta data.
- Estaduais com times da Série A terão só 11 datas disponíveis. Estados sem equipes na primeira divisão terão mais flexibilidade.
- A Copa do Brasil passa a ter final em jogo único em sede escolhida antes do torneio. A partida será a última da temporada, após o Brasileiro. O início da Copa do Brasil é em 18 de fevereiro e vai até a segunda semana de dezembro.
- A Copa do Brasil terá jogos únicos até a quarta fase. Na fase seguinte, entram os times da Libertadores e Sul-Americana já com jogos de ida e volta, mata-mata.
- A Copa do Brasil terá um aumento do número de times: de 92 para 126. Todos os 20 clubes da Série A estarão classificados automaticamente. Isso acaba com o risco para equipes como o Botafogo que ainda não tinha vaga garantida
- A Copa Nordeste não terá mais os times que disputem a Libertadores ou a Sul-Americana. Por exemplo, em 2025, Bahia e Fortaleza não jogariam a competição. A Copa Nordeste passa de 16 para 20 times.
- A CBF passa a ter três Copas regionais. Além da Nordeste, será mantida a Copa Verde e a Copa Sul-Sudeste. A data das Copas é de 25 de março a 7 junho, isto é, após os Estaduais. A Copa Verde terá 24 clubes, e a Copa Sul-Sudeste, 12.
- A Copa Sul-Sudeste é a nova competição regional criada pela CBF, com 12 clubes, reunindo os três Estados do Sudeste (RJ, SP, MG) e do Sul (RS, SC e PR) – o Espírito Santos está no centro-oeste para a CBF. Essa competição não terá os times nas competições sul-americanas, isto é, a maioria da Série A. Outros times da elite – não classificados às sul-americanas – podem optar por jogar ou não o torneio.
- A Série C vai ter um aumento no número de clubes de forma paulatina. Em 2026, serão mantidos os 20 times. Mas, até 2028, será disputada com 28 equipes.
- A Série D vai ter um crescimento significativo: sairá de 64 para 96 times. A ideia é garantir um calendário mais extenso durante o ano, para equipes menores.
*Com informações de UOL
