As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Após decisão do STJD, Bruno Henrique é suspenso por 12 jogos

Atacante do Flamengo foi condenado por conduta antidesportiva e multado em R$ 60 mil; clube vai recorrer
Após decisão do STJD, Bruno Henrique é suspenso por 12 jogos

Bruno Henrique em Flamengo e Santos pelo Brasileiro (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi punido nesta quinta-feira (04/09) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil. A decisão veio após um julgamento que se estendeu por mais de oito horas, em que os auditores concluíram que o jogador agiu de forma contrária à ética esportiva durante o Campeonato Brasileiro de 2023.

O caso veio à tona após uma partida contra o Santos, disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Bruno Henrique foi acusado de forçar um cartão amarelo, atitude que teria beneficiado apostadores. Na ocasião, o atacante do Flamengo foi expulso pelo árbitro ao reclamar.

Absolvido de manipulação, mas punido por conduta ética

Inicialmente, o atacante foi denunciado no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de manipulação com prejuízo deliberado a uma equipe. No entanto, por 4 votos a 1, os auditores o absolveram desse ponto.

Ainda assim, Bruno Henrique foi enquadrado no artigo 243-A, referente a “ato contrário à disciplina ou à ética desportiva”. Nessa condição, recebeu a pena de suspensão e a multa financeira.

Flamengo prepara recurso

Tanto a defesa do atleta quanto o Flamengo confirmaram que irão recorrer da decisão. O processo, então, será analisado pelo Pleno do STJD, última instância da esfera desportiva.

O clube também pretende solicitar um efeito suspensivo, recurso previsto em lei quando a punição ultrapassa dois jogos. Caso seja aceito, Bruno Henrique poderá continuar atuando até o julgamento definitivo. Ainda assim, por se tratar de um caso de grande repercussão, existe a possibilidade de o pedido ser negado.

A decisão do STJD reacende o debate sobre ética no futebol brasileiro e coloca em xeque a participação do atacante em uma fase crucial da temporada rubro-negra.