Com o início do ano letivo, muitos estudantes enfrentam um desafio comum: a produção de redações bem estruturadas. Além de ser importante para as provas escolares, escrever bem é uma habilidade essencial que pode fazer a diferença na hora de prestar vestibulares ou até o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Segundo especialistas em educação, o desenvolvimento da escrita deve ser trabalhado desde o primeiro dia de aula, com estratégias que estimulem a argumentação, criatividade e organização das ideias. A professora Valesca Oliveira, referência em produção textual, destaca que a redação pode e deve ser uma construção de pensamento desde cedo.
“Nesse período, o qual estamos dando início a nossa jornada com as aprovações para 2026, o aluno precisa entender que a leitura é o principal mecanismo que vai ajudá-lo a desenvolver não só o seu raciocínio crítico, como também o seu vocabulário. Além disso, vai aprimorar a sua capacidade interpretativa, então, para o aluno que vai prestar o vestibular, o hábito da leitura precisa estar inserido no seu dia a dia”, pontuou a especialista.
Valesca acrescenta ainda que a prática da leitura não pode ser menosprezada, pois, é através dela que o aluno irá desenvolver um senso crítico.
“O aluno precisa entender que para ter êxito na aprovação, ele deve ter todos esses requisitos, um senso crítico, um amplo vocabulário e consegui interpretar um tema de maneira coerente. A leitura é indispensável para o vestibulando que quer tirar uma nota máxima não só em redação, mas também nas provas objetivas. A leitura vai proporcionar êxito em todas as áreas”.
Leia mais:
Diga adeus ao inchaço: Como alimentos e bebidas podem ajudar na retenção de líquidos
Frutas e musculação: Como elas aceleram a recuperação e melhoram o desempenho?
Dicas estratégicas
A professora elenca algumas dicas para aprimorar a escrita e escrever uma redação de qualidade:
- Leitura constante – diferentes gêneros textuais ampliam o vocabulário e melhoram a capacidade argumentativa.
- Planejamento – mapear as ideias principais antes de iniciar o texto evita fugas do tema e garante coesão.
- Prática regular – a escrita e revisão dos próprios textos com frequência ajuda a identificar erros e aprimorar a construção.
- Repertório sociocultural – relacionar os temas abordados com fatos históricos, livros e atualidades fortalece a argumentação.