Um estudo intitulado “Os Cinco Felinos: Uma exploração da personalidade em gatos de estimação”, pesquisadores analisaram 52 características comportamentais, entre defeitos e qualidades, em mais de 2.000 bichanos e seus tutores. Embora a cor do pelo não defina a personalidade dos gatos, a psicologia animal já os categoriza em cinco tipos distintos.
Conforme a veterinária Roberta Amaral, identificar um pouco mais desses “jeitinhos” e comportamentos pode ajudar o tutor a conviver melhor com o próprio pet.
Conheça 5 tipos de personalidade dos gatos:
Neurótico:
Gatos com personalidade neurótica costumam demonstrar comportamentos de ansiedade, timidez e medo. Exemplos típicos incluem correr para debaixo da cama ao ouvir barulhos, como o toque de uma campainha, e exibir insegurança exacerbada diante de mudanças no ambiente. Essa resposta emocional intensa é um traço marcante do neuroticismo.

Dominante:
O felino dominante caracteriza-se pela necessidade de proteger o que entende como seu território. Essa característica pode levar a episódios de possessividade, manifestando-se na relação com brinquedos, tutores e espaços dentro de casa. Tais gatos, frequentemente, apresentam hostilidade em relação a outros pets com o mesmo traço, o que exige cautela na socialização.

Saiba mais:
- Gatos gostam de seus donos? Conheça os principais sinais de que seu gatinho te ama
- Sorriso canino: Saiba como escovar os dentes do seu cachorro corretamente
Impulsivo:
Caracterizado por reações imprevisíveis, o gato impulsivo apresenta comportamentos variados mesmo em situações semelhantes. Saltos ansiosos e um excesso constante de energia são indícios desse perfil. Segundo a veterinária Roberta Amaral, é fundamental observar se fatores externos podem estar intensificando esses sintomas, para melhor manejo do pet.

Extrovertido:
Os felinos extrovertidos são incansáveis exploradores dos cantos da casa, frequentemente miando para outros gatos ou tentando realizar pequenas fugas. Sua criatividade se manifesta na busca contínua por alternativas que desafiem as limitações impostas pelos tutores, fazendo com que estejam sempre em movimento e curiosos.

Afável:
Por fim, os gatos afáveis são os mais amorosos e sociáveis. Eles se destacam por seus miados amigáveis, facilidade em enturmar-se e por aceitarem carinho sem resistência. Entretanto, em casos de baixa afabilidade, os motivos podem incluir traumas, má socialização ou problemas de saúde, o que demanda uma atenção especial por parte do tutor.

É importante destacar que o tipo de personalidade dos gatos não é fixo. Os bichanos podem apresentar mais de um traço ao longo de suas vidas, e estar atento aos seus comportamentos diários permite que os tutores avaliem o ambiente onde o pet cresce e detectem, com rapidez, eventuais mudanças em seu temperamento.
*Com informações de Metrópoles