A morte do papa Francisco aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/4) reacendeu nas redes sociais o interesse por supostas profecias atribuídas ao astrólogo francês Nostradamus. Um trecho do livro Les Prophéties, publicado em 1555, voltou a circular com força na internet após o falecimento do pontífice.
O verso, escrito em forma de quadra poética, tem sido apontado como uma previsão do falecimento de um “pontífice muito velho” em 2025. A profecia também menciona a chegada de um novo líder religioso descrito como um “romano de boa idade”, que enfrentaria desafios e enfraquecimento na Igreja Católica:
“Com a morte de um Pontífice muito velho / Um romano de boa idade será eleito / Dirão dele que enfraquece sua sede / Mas por muito tempo reinará com atividade mordaz.”
Apesar da viralização, especialistas lembram que Nostradamus raramente citava datas específicas em suas quadras. As associações a eventos históricos — como o Grande Incêndio de Londres (1666), a Revolução Francesa (1789) e o assassinato de John F. Kennedy (1963) — costumam ser feitas posteriormente por leitores e intérpretes.
As visões do profeta francês são frequentemente consideradas vagas, abertas a múltiplas interpretações e controversas, mas continuam a despertar fascínio e especulações, especialmente diante de acontecimentos de grande impacto global, como a morte de um papa.
Leia mais
Sé Vacante: saiba quem assume o comando da Igreja Católica até a escolha do novo papa
Lula, Trump e Milei vão ao funeral do papa Francisco em Roma
Francisco morreu após um período de internação de 38 dias para tratar uma pneumonia nos dois pulmões. Ele foi o primeiro papa latino-americano e ocupava o cargo máximo da Igreja Católica desde 2013. Aos 88 anos, tornou-se o quarto pontífice mais velho a morrer no exercício do papado, atrás de Leão XIII (93 anos), Celestino III (92 anos) e Gregório XII (90 anos).
O Vaticano confirmou que as cerimônias fúnebres terão início ainda nesta segunda-feira. Os ritos seguirão o protocolo tradicional da Igreja e envolvem:
• Missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, celebrada pelo cardeal Baldo Reina;
• Oração do terço por fiéis na Praça de São Pedro;
• Ritos de constatação da morte e colocação do corpo no caixão, na Capela de Santa Marta, sob presidência do camerlengo Kevin Farrell.
Na quarta-feira (23), o corpo será levado para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens. Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — escolha pouco usual, repetindo o gesto feito pela última vez em 1903, com o papa Leão XIII.
Com o encerramento do papado de Francisco, inicia-se o processo de escolha de seu sucessor por meio do Conclave, que reunirá cardeais do mundo todo nos próximos dias. Especialistas avaliam que a tendência é a escolha de um papa com perfil mais conservador.