As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Picada de mosquitos: veja 5 dicas para se tornar menos atraente para eles

Picada de mosquitos: veja 5 dicas para se tornar menos atraente para eles

Foto: Pixabay

A maioria das pessoas não se dá conta, mas o minúsculo mosquito ostenta a coroa deassassino número 1 da humanidade ao longo de nossa existência“, de acordo com o historiador Dr. Timothy C. Winegard.

Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas morre em decorrência de doenças transmitidas por mosquitos. Tubarões, por sua vez, têm um número estimado de mortes ordens de magnitude muito menor: menos de 10 pessoas morrem por ano por ataques de tubarão.

Mais de meio milhão de pessoas morrem apenas de malária a cada ano, e regiões com alta incidência de doenças sofreram financeiramente como resultado.

85% do que te torna atraente ou menos atraente para os mosquitos está predefinido em seu circuito genético“, diz o doutor Winegard. No entanto, há algumas maneiras de controlar os insetos.


Leia mais:

Escova de dentes mal cuidada pode causar doenças graves

Aedes aegypti: veja passo a passo em 10 minutos para evitar proliferação do mosquito


Veja abaixo:

Evite o álcool

O álcool facilita para que os mosquitos vejam suas presas. “Eles veem assinaturas de calor. Consumir álcool aumenta a temperatura do seu corpo”, diz o doutor.

Então, talvez opte por um refrescante copo de água ou limonada em vez daquela cerveja.

Mantenha a calma

Além de usar a visão baseada em calor, os mosquitos caçam humanos principalmente pelo cheiro. Winegard disse que os mosquitos “podem sentir o dióxido de carbono a mais de 60 metros de distância.”

Então, se você está agitado, expelindo CO2, vai se tornar um alvo mais atraente para eles.

Winegard recomenda manter-se o mais fresco possível. Isso se aplica ao seu guarda-roupa também. “Roupas escuras retêm relativamente mais calor“, disse ele, então é melhor optar por roupas de cores mais claras e mangas compridas para manter os insetos afastados.

Construa sua armadura

A aplicação de repelente de insetos é o padrão ouro para o controle de mosquitos, mas se você não for cuidadoso ao aplicá-lo, pode ficar vulnerável a picadas.

Repelente não é como perfume, em que algumas borrifadas podem cobrir todo o seu corpo. Se você estiver pulverizando, certifique-se de ser minucioso e espalhar o produto por todas as áreas potencialmente expostas do seu corpo.

Cuidado com água

Dias de piscina e bebidas geladas ao ar livre oferecem um alívio do calor para os humanos, mas são igualmente atraentes para os mosquitos. As fêmeas dos insetos depositam seus ovos em água parada.

Winegard recomenda eliminar a água parada ao redor de sua casa e quintal para manter os potenciais locais de reprodução de mosquitos ao mínimo.

Pule um banho, ou dois – mas lave os pés

É melhor ser fedorento!” disse Winegard. “Ter cheiro ruim é uma coisa boa, pois aumenta os níveis de bactérias na pele, o que te torna menos atraente para os mosquitos.” Além disso, o doutor afirma que desodorantes, sabonetes e outras fragrâncias aplicadas são atraentes para os insetos.

A única exceção são seus pés. “Lave seus pés“, disse. “As bactérias em nossos pés, que são as mesmas que amadurecem muitos queijos, são um afrodisíaco para os mosquitos.” Essa seria a razão pela qual muitas pessoas são picadas nos tornozelos e nos pés.

*com informações de CNN Brasil