
Federação União Brasil e PP forma maior bancada na Câmara de Manaus
Ter a maior bancada é importante, por exemplo, para ter preferência na hora de dividir o comando de comissões

Realizada na última terça-feira (19/), a convenção conjunta do União Brasil e do Progressistas (PP) oficializou a criação de uma federação partidária entre as legendas. Até o fim deste ano, a condução da Federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Entre 2026 e 2029, a presidência do grupo ficará a cargo de Rueda. A aliança vai reunir a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e uma das maiores do Senado, com 15 senadores.
Em âmbito local, a aliança também teve ganhos, sendo a maior na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com oito vereadores desbancando sete cadeiras do Avante, partido do prefeito David Almeida.
O UB é composto no plenário da CMM por: Marco Castilhos, Everton Assis, Diego Afonso, Aldenor Lima, Saimon Bessa e Professora Jaqueline. Os vereadores Rodrigo Sá e Rodrigo Guedes são os representantes do PP.
O Progressistas não tem representante na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mas a maior bancada na Aleam continua do União Brasil, com seis deputados estaduais: os veteranos Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso e os novatos George Lins, Thiago Abrahim e Mário César Filho.
No Amazonas, são 25 prefeitos do União Brasil e Progressistas, destas apenas um pertence ao PP: Autazes, comandada por Tomé Neto.
Saiba mais:
Ludopatia: doença de ‘vícios em apostas’ pode ser enfrentada em PL na Aleam
Débora Menezes sugere Semana da Solidariedade Cristã no Amazonas
Bancadas
O tamanho das bancadas é fundamental na atuação parlamentar. O tempo de pronunciamento da bancada aumenta nas sessões plenárias e pode ser apenas usufruída ou dividida pelo líder da federação na CMM. O líder da bancada do UB é o vereador Diego Afonso, já o parlamentar Rodrigo Sá é o líder do Progressistas.
Os vereadores deverão realizar uma votação interna ou entrar em um consenso para a escolha do líder da federação na Câmara dos Vereadores.
O governador Wilson Lima (UB) deverá comandar o bloco partidário. A Câmara dos Deputados conta com Fausto Jr. e Pauderney Avelino ambos também do União Brasil.
Fundo
A “superfederação” terá direito a receber a maior fatia, entre os 29 partidos registrados pelo TSE, do fundo público de financiamento de campanhas. São R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral; e R$ 197,6 milhões em fundo partidário (números de 2024).