Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“O presidente resolveu vetar a nossa emenda que resolveria a questão do licenciamento da BR-319”, dispara Eduardo Braga

“O presidente resolveu vetar a nossa emenda que resolveria a questão do licenciamento da BR-319”, dispara Eduardo Braga

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 11/08/25 às 14:17h

O senador da República Eduardo Braga (MDB) publicou, nesta segunda-feira (11/08), um vídeo em suas redes sociais no qual relata que o presidente Lula (PT) vetou a emenda que, segundo ele, resolveria a questão do licenciamento da BR-319.

Segundo Braga, o veto representa “um golpe contra um sonho de vários amazonenses”.

“Hoje quero falar sobre o novo marco do licenciamento ambiental. O presidente Lula resolveu vetar a nossa emenda que resolveria a questão do licenciamento da BR-319 e que, portanto, viabilizaria o licenciamento do trecho do meio. A compreensão do governo e do presidente Lula é de que irão tratar isso em uma nova medida provisória, que criará uma nova modalidade de licenciamento chamada LAI, Licença Ambiental Extraordinária, emitida pelo presidente da República e pelo Conselho da República. Essa pode ser até uma alternativa, mas não podemos abrir mão da emenda aprovada nas duas Casas. Tudo o que puder ajudar a BR-319 precisa ser praticado por aqueles que querem a conclusão da estrada e a retirada do nosso isolamento terrestre em relação ao resto do Brasil”, destacou o senador.

O parlamentar também ressaltou que o Amazonas é um dos poucos estados isolados do restante do país por via terrestre, enquanto outras capitais possuem rodovias que as conectam a todo o território nacional.

“Manaus é o único exemplo mundial de uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes que está isolada, do ponto de vista terrestre, do resto do Brasil. Não existe outra cidade desse porte, com um parque industrial do tamanho do nosso, nessa condição. Tenho certeza de que o povo de Manaus, o povo de Roraima, de Rondônia e até mesmo de outras partes do país, que deseja ver o Brasil integrado, entende que essa BR já foi asfaltada. O impacto ambiental precisa ser negociado na governança da sua execução e na fiscalização, comando e controle”, afirmou.


Saiba mais: 

David Reis preside sessão plenária em semana posterior a abertura de trabalhos

Raulzinho diz que ‘maior trabalho’ da base na CMM é desmentir fake news da oposição


Por fim, Braga reafirmou seu compromisso com o Amazonas e disse que continuará trabalhando para viabilizar o asfaltamento da BR-319, uma demanda aguardada há décadas.

“Lutarei muito junto ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara e às bancadas das duas Casas para derrubarmos esse veto. Entendo que precisamos de todos os instrumentos possíveis para finalmente realizar o sonho do povo do Amazonas, de Roraima e de Rondônia, de ver a BR-319 reasfaltada”, finalizou o senador.

Assista ao vídeo: