As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Itamaraty oferece apoio a jovem amazonense presa no Japão

O caso está sendo acompanhado pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia
Itamaraty oferece apoio a jovem amazonense presa no Japão

(Montagem: Rede Onda Digital)

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta sexta-feira (5/9), que a jovem Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, de 19 anos, natural do Amazonas, está recebendo assistência consular após ter sido presa no Japão por tráfico de drogas.

Segundo o Itamaraty, esse tipo de apoio é prestado a cidadãos brasileiros detidos no exterior quando há solicitação do próprio envolvido ou de familiares, sempre em conformidade com normas nacionais e internacionais. A pasta, no entanto, não detalhou quais medidas estão sendo adotadas no caso.

A prisão ocorreu em agosto, na província de Osaka, e ganhou repercussão após ser divulgada por uma emissora japonesa. De acordo com as investigações, Aylah foi flagrada tentando desembarcar com cocaína líquida escondida em embalagens plásticas dentro do sutiã.


Leia mais

Vídeo mostra jovem amazonense desaparecida sendo presa no Japão

Jovem é obrigada a cortar o próprio cabelo à força em suposta vingança; vídeo viraliza


O caso está sendo acompanhado pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, que mantém diálogo com as autoridades japonesas.

Família buscava informações

Aylah estava desaparecida desde 19 de agosto, quando informou à família que havia chegado ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após a falta de contato, os parentes registraram um boletim de ocorrência.

No dia 2 de setembro, a família confirmou o paradeiro da jovem após publicações em redes sociais que noticiaram sua prisão no Japão.

Até o momento, não há informações sobre a pena que a amazonense poderá enfrentar no país asiático.