As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

“Justiça e liberdade”: Direita organiza atos em pelo menos 16 cidades no dia 7 de setembro

Maiores concentrações devem ocorrer em São Paulo, na Avenida Paulista, e no Rio de Janeiro, na orla de Copacabana
“Justiça e liberdade”: Direita organiza atos em pelo menos 16 cidades no dia 7 de setembro

Manifestante segura cartaz com pedido de ‘Anistia já’ em manifestação com Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

Políticos de direita organizam manifestações para domingo (7/9) em pelo menos 16 cidades brasileiras. Os atos têm como principais pautas a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, além de reivindicações em defesa da justiça e da liberdade.

As maiores concentrações devem ocorrer em São Paulo, na Avenida Paulista, e no Rio de Janeiro, na orla de Copacabana. Os eventos vêm sendo convocados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que utilizam as redes sociais para chamar apoiadores.

Em praticamente todos os vídeos de convocação, aparecem palavras como “justiça” e “liberdade”. Um dos destaques postagem da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

 

Governadores divididos

Diferente de outros atos, este deve contar com menos adesão de governadores. Em São Paulo, está confirmada a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), assim como a presença de Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Já Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, preferiu participar da mobilização em Florianópolis.

Outros nomes, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), não devem comparecer a nenhum ato. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou presença na manifestação em São Paulo. Em Brasília, participam o senador Izalci (PL-DF) e a deputada Bia Kicis (PL-DF). O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) organiza o protesto em Belo Horizonte.


Saiba mais:


Ato em Manaus

Em Manaus, também está programada uma manifestação marcada para as 16h, na Ponta Negra, zona oeste da capital. Batizado de #ReajaBrasil, o ato será aberto ao público e terá como bandeiras a defesa da liberdade, da democracia e críticas ao que chamam de autoritarismo do Judiciário e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre as manifestações

O movimento, organizado pelo Partido Liberal (PL) e movimentos de direita locais, acontece dias antes do encerramento do julgamento do ex-presidente Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele e mais sete réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado, ameaça grave e deterioração de patrimônio tombado. O único a não responder por esses crimes é o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin.