Gás do Povo: Mais de 545 mil famílias do Amazonas terão direito a até seis botijões

Número de famílias beneficiadas caiu na comparação com o mês de fevereiro. Foto: Divulgação/Cainelli Gás
Os dados do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), com base no Cadastro Único (CadÚnico), mostram que no Amazonas 546.350 mil famílias terão direito de acessar o programa Gás do Povo, lançado nesta quinta-feira (4/9), pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em Belo Horizonte (MG).
O programa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha. Por ano, essas famílias terão direito de dois a até seis botijões de gás a cada ano.
Terão direito ao Gás do Povo famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família. A frequência do benefício varia conforme a composição familiar.
Saiba mais:
Economia do Amazonas foge da curva e PIB do segundo trimestre dispara
Senadores votam a favor de mudança na Lei da Ficha Limpa; veja os votos
Gás do Povo garante de três a seis botijões ao ano
Famílias amazonenses inscritas no CadÚnico, e que são compostas por dois integrantes, receberão até três botijões por ano. Aquelas com três integrantes poderão receber até 4 botijões anuais e as famílias com quatro ou mais integrantes, até seis.
O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica. O beneficiário terá um vale digital.
O acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que faz a gestão do Bolsa Família. Fique atento aos critérios de acesso ao item:
- Famílias com dois integrantes: receberão até três botijões por ano. Validade de quatro meses, cada vale;
- Famílias com três integrantes: receberão até quatro botijões por ano. Validade de três meses, cada vale;
- Famílias com quatro ou mais integrantes: receberão até seis botijões por ano. Validade de quatro meses, cada vale.
A adesão dos pontos de revenda varejista de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, será voluntária por meio do credenciamento ao programa no sistema da Caixa. Todos os distribuidores e pontos de revenda que aderirem ao Gás do Povo serão devidamente identificados com a logomarca do programa, identidade visual padronizada, incluindo os pontos de venda, botijões, veículos e materiais de comunicação.
O crédito do Gás do Povo será disponibilizado diretamente às famílias e transferido automaticamente às revendas credenciadas após a compra do botijão. O valor do benefício será definido a partir de um preço de referência por estado, calculado pelo MME e pelo Ministério da Fazenda, com base nos preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
