As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Hospital Público Veterinário, previsto para 2023, deve ser entregue em outubro deste ano

Hospital Público Veterinário, previsto para 2023, deve ser entregue em outubro deste ano

Com investimento de R$ 3,7 milhões, a inauguração ainda está sem data definida

O Hospital Público Veterinário será inaugurado no mês de outubro deste ano, mas ainda sem previsão de data, que ficará sob a responsabilidade do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), para anunciar o dia que a unidade vai abrir os atendimentos aos animais e seus tutores.

Nesta segunda-feira, 1/9, o mandatário e a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), realizaram visita técnica ao local, que segue na fase de equipar e contratar profissionais, conforme o anúncio nas redes sociais. Segundo o Governo do Estado, a obra já está concluída e pronta.

“E agora a gente passa para outras etapas. A etapa de contratação pessoal e também da dotação de equipamento”, declarou Wilson Lima.

Para Joana, a inauguração será um legado para a proteção animal.

“A iniciativa, um sonho realizado, visa salvar vidas de animais e, junto com os castramóveis, que já realizaram mais de 60 mil castrações, fortalecer as políticas públicas em prol dos animais e da saúde pública”, pontuou a parlamentar.

https://www.instagram.com/reel/DOEXLKDDe8P/?utm_source=ig_web_copy_link

Também acompanharam a visita técnica, o vereador Aldenor Lima (União Brasil), o secretário de Meio Ambiente (Sema) Eduardo Taveira, e o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique.

Cobranças

Nas redes sociais, além das mensagens de incentivos, a população também cobrou mais rapidez na entrega do hospital, uma vez que a obra está atrasada há quase dois anos.

A assinatura da ordem de serviço que marcou início das obras do primeiro hospital público veterinário do Amazonas, aconteceu em abril de 2022. A previsão de conclusão seria para o primeiro semestre de 2023.

À época, os comentários nos perfis do Instagram foram cobrando a rapidez na inauguração do hospital, afim de solucionar os problemas enfrentados para os tutores que buscam atendimento gratuito e com ampla segurança aos animais.

 

Estrutura

A obra foi executada pela secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) com um investimento de R$ 3,7 milhões, oriundo de emendas parlamentares da deputada Joana Darc e à época deputado estadual Saullo Vianna (União Brasil).

A estrutura conta com dois andares planejados para atendimento completo. No térreo, estão nove consultórios, sendo um exclusivo para vacinação, sala de raio-X, sala de ultrassom, banheiro acessível, plataforma de elevador para cadeirantes, centro cirúrgico completo, internação com mais de 100 baias, área específica para animais com doenças infectocontagiosas, além de necrotério e sala de necropsia.

O segundo pavimento conta com enfermaria, salas administrativas, áreas de descanso para veterinários plantonistas (masculino e feminino), vestiários, além de um auditório com capacidade para mais de 50 pessoas.


Saiba mais: 

Rodrigo de Sá propõe PL que regulamenta funcionamento de adegas e proíbe consumo de bebidas em áreas externas

Termo escolar em Manaus exige vacinação contra Covid-19 de crianças; deputada estadual questiona medida


Hospital Público Veterinário

O espaço que abrigará o hospital, está localizado ao lado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.

A unidade oferecerá atendimento gratuito de urgência e emergência, consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações aos cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social e sem condições de pagar por um atendimento particular.

Serão 66 profissionais atuando diretamente no espaço, entre eles 20 médicos veterinários, 16 auxiliares veterinários, 8 residentes/aprimorados, 2 técnicos de radiologia, 1 responsável técnico, 1 coordenador clínico, 8 auxiliares de serviços gerais, 4 recepcionistas, 2 porteiros, 2 estoquistas e 2 assistentes administrativos.