Pesquisa mostra que quase a metade dos brasileiros não sabe como pagar o IPVA em 2026

Foto: Divulgação
Um levantamento realizado pelo Serasa revela que 47% dos proprietários de veículos brasileiros ainda não sabem como vão pagar ou nem pensaram no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o que aumenta o risco de atraso, endividamento ou necessidade de parcelamento. No Amazonas, o Governo do Estado reformulou a sistemática de cobrança e os motoristas vão ter um alívio no bolso na hora de pagar este imposto.
De acordo com a pesquisa do Serasa, o IPVA figura entre os gastos que mais pressionam o orçamento para se manter um veículo. Foram 38% dos entrevistados que afirmaram que o imposto está entre as despesas anuais que mais pesam no bolso, superando custos como manutenção (23%) e combustível (23%).
Além disso, 88% dizem sentir o acúmulo de despesas do início do ano como um fator de estresse financeiro, já que o imposto concorre com outros compromissos sazonais, como material escolar, matrículas e dívidas parceladas do fim do ano.
“O IPVA é uma despesa previsível para o início do ano, mas ainda assim, pega muitos motoristas de surpresa. Isso acontece porque o planejamento financeiro nem sempre é feito ao longo do ano, o que concentra o impacto no orçamento logo nos primeiros meses”, explica Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa.
“Quando o consumidor não se organiza com antecedência, ele pode perder o poder de escolha e, muitas vezes, acabar recorrendo ao parcelamento por necessidade, e não por estratégia”, completa.
Saiba mais:
Motoristas sem multas de trânsito podem solicitar desconto no IPVA; veja como
Isenção do IPVA: veja quem se beneficia com a mudança no Amazonas
Parcelamento é opção preferencial dos brasileiros
Pensando na forma de pagamento do IPVA, 43% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar o imposto de forma parcelada, enquanto 30% dizem optar pelo pagamento à vista, principalmente motivados por desconto ou pela preferência em eliminar dívidas rapidamente. Porém, merece atenção que 27% ainda não se decidiram em relação à forma de pagamento, possível reflexo de incerteza financeira de início de ano.
O atraso no pagamento também é uma realidade: 48% dos entrevistados admitem já ter deixado o IPVA atrasar em anos anteriores, sendo que, 25% destes fizeram mais de uma vez.






