As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Homenagem à Preta Gil: Francisco Gil anuncia novo álbum dos Gilsons

Ela estava em Nova York, nos Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental, mas não resistiu às complicações decorrentes do quadro
08/01/26 às 19:52h
Homenagem à Preta Gil: Francisco Gil anuncia novo álbum dos Gilsons

(Foto: Reprodução/Instagram)

Francisco Gil usou as redes sociais nesta quinta-feira (8/1) para anunciar que está trabalhando em um novo álbum de estúdio, após atravessar um período que definiu como um dos mais difíceis de sua vida. O músico é filho de Preta Gil, que morreu em 2025, aos 50 anos, em decorrência de um câncer.

O projeto marca o segundo álbum do grupo Gilsons, formado por Francisco, José Gil — filho de Gilberto Gil e Flora Gil — e João Gil, filho de Nara Gil. No comunicado, o trio revelou que o processo de luto e a perda de Preta foram determinantes para a criação do novo trabalho.

“Atravessamos um ano que a gente não vai esquecer, porque foi o mais difícil. E sorrimos. Fizemos também um disco. Nosso segundo álbum. Nossas músicas. Nossas histórias”, escreveram.

A homenagem à cantora não se limita ao novo disco. A família Gil também decidiu celebrar o legado de Preta Gil no Carnaval de Salvador de 2026. Gilberto Gil anunciou que a próxima edição do Expresso 2222, no circuito Barra-Ondina, será dedicada à filha.


Leia mais:

Estátua de Preta Gil é inaugurada em Copacabana ao lado de Gilberto Gil

‘Não dou conta’: médica relembra o que Preta Gil disse nos últimos momentos


 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Gilsons (@gilsonsoficial)

“Na 26ª edição do Expresso 2222 homenageamos a dona da risada contagiante, a mulher feita de carnaval, alegria e fé. A amiga, mãe, avó, irmã e filha. A nossa Preta”, diz o comunicado publicado nas redes sociais do camarote.

Preta Gil morreu em julho de 2025, após dois anos de tratamento contra um câncer no intestino. Ela estava em Nova York, nos Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental, mas não resistiu às complicações decorrentes do quadro.