Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Objetivo maior é a eleição do ano que vem, prioridade é a reeleição do Lula”, afirma Zé Ricardo sobre planos do PT para 2026

“Objetivo maior é a eleição do ano que vem, prioridade é a reeleição do Lula”, afirma Zé Ricardo sobre planos do PT para 2026

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 17/08/25 às 11:00h

O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Zé Ricardo (PT), em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, comentou sobre os planos do Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o principal objetivo da sigla é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Amazonas, a meta também é eleger novos deputados estaduais e federais, retomando a força política da legenda no estado.

De acordo com Zé Ricardo, durante o encontro nacional do partido, realizado em Brasília, foram traçadas metas prioritárias para a próxima disputa eleitoral: garantir a continuidade do governo Lula e ampliar a presença do PT no Congresso e nas assembleias legislativas.

“Nós não tivemos reunião aqui [em Manaus], né? Em Brasília, todos os grupos políticos estavam reunidos lá. O deputado Sinésio também esteve presente, eu estive lá, assim como outros grupos que compõem a direção nacional. Em breve, a nova direção estadual será empossada, assim como a municipal, da capital, que faz parte de um grupo político que disputou as eleições a nível municipal. Mas é certo que agora o objetivo maior é a eleição do ano que vem, prioridade é a reeleição do Lula, e, como eu disse, é importante que a gente consiga eleger uma bancada do partido e do campo da esquerda aqui no estado do Amazonas”, afirmou Zé Ricardo.

Reestruturação interna do PT

O vereador também comentou sobre as eleições internas do partido. O novo presidente estadual da sigla é o deputado estadual Sinésio Campos (PT), enquanto o presidente do diretório municipal será Valdemir Santana (PT). Um acordo interno prevê que, daqui a dois anos, o ex-vereador Sassá da Construção Civil assuma o diretório local, sucedendo Santana.

“Nosso processo de eleição interna… o PT é o único partido que realiza eleição direta, com participação dos filiados. Eu também disputei, questionei certos procedimentos, entrei com recursos, mas essa etapa está praticamente resolvida. Nos dias 1º, 2 e 3 deste mês aconteceu o Encontro Nacional do PT, estive lá, o presidente Lula também esteve presente, houve a posse da nova direção, e agora o partido se organiza para as eleições do ano que vem.”


Saiba mais: 

David Reis preside sessão plenária em semana posterior a abertura de trabalhos

Raulzinho diz que ‘maior trabalho’ da base na CMM é desmentir fake news da oposição


Segundo o parlamentar, o PT busca formar uma chapa forte para deputado federal e estadual, discutir candidatura ao Senado e avaliar alianças para o Governo do Amazonas.

“O PT, que hoje só tem um deputado estadual, tem o objetivo de ampliar a bancada, de retomar uma vaga na Câmara Federal e também lutar para eleger um senador”, finalizou.

Assista ao vídeo: