Análise de Mandato: Sinésio Campos criou lei que reconhece parteiras como patrimônio imaterial do AM

Foto: Danilo Mello / Aleam
Sinésio da Silva Campos, conhecido como Sinésio Campos, é deputado estadual e cumpre seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Nesta série de análise de mandato da Rede Onda Digital, o parlamentar se destaca pela proposição de leis voltadas à criação de dias estaduais e por declarações polêmicas envolvendo membros do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é presidente estadual.
O parlamentar está na Aleam desde a 17ª Legislatura (2011 – 2015); 18ª (2015 – 2019); 19ª (2019 – 2022); Seguindo atualmente na 20ª Legislatura (2023 – 2027).
Atuação parlamentar
O mandato de Sinésio Campos é marcado por viagens ao interior do estado, sessões solenes e discussões relacionadas a temas de interesse da população ribeirinha, trabalhadora, indígena e de outras minorias.
O deputado estadual chegou a discutir a implantação do Geoparque “Cachoeiras do Amazonas”, iniciativa que busca transformar o município de Presidente Figueiredo em referência nacional em geoturismo, alinhado ao modelo dos Geoparques Globais da UNESCO. Sinésio afirmou que o tema precisa integrar definitivamente a pauta regional e nacional, com diálogo direto junto ao Governo Federal, para que o potencial geoturístico da Amazônia seja reconhecido e fortalecido.
O parlamentar presidiu uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrando a memória de Zumbi dos Palmares e reforçando o compromisso institucional no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial. À ocasião, ele relembrou que a luta contra o preconceito, a violência e as desigualdades ainda é uma realidade para milhares de amazonenses.
No município de Careiro da Várzea, Sinésio reforçou que diversas comunidades isoladas do Amazonas já começam a receber o programa Luz para Todos em sua nova fase, agora com energia solar fotovoltaica, o que cria as condições ideais para que o ribeirinho possa carregar seu motor elétrico diretamente em casa.
Em participação no 1º Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), realizado em Brasília, o parlamentar chegou a defender o setor de petróleo e gás como alternativa estratégica para o desenvolvimento econômico do Amazonas.
Propostas
Sinésio Campos apresentou 4.319 matérias na Assembleia, como primeiro autor. Entre as proposições, destacam-se projetos ainda em tramitação neste ano:
PL 157/2025 – Projeto de Lei Ordinária: institui diretrizes, estratégias e ações para o programa de atenção e orientação às mães atípicas – Cuidando de Quem Cuida, no Estado do Amazonas, e dá outras providências.

PL 922/2025 – Projeto de Lei Ordinária Etiqueta Individual: estabelece diretrizes para a criação do Programa de Residência Técnica, destinado à especialização de recém-formados em cursos de graduação nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado do Amazonas.

PL 874/2025 – Projeto de Lei Ordinária Etiqueta Individual: declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Festa da Santíssima Trindade.

PL 849/2025 – Projeto de Lei Ordinária Etiqueta Individual: institui o Dia Estadual da Poesia.

PL 633/2025 – Projeto de Lei Ordinária Etiqueta Individual: institui a Campanha Permanente de Combate à Desnutrição Infantil e Promoção da Alimentação Saudável nas Comunidades Rurais, Ribeirinhas e Indígenas.

Leis
Parte das propostas do parlamentar transformou-se em leis, principalmente relacionadas à criação de datas comemorativas e reconhecimento de profissões típicas da região. Entre elas, destacam-se:
- Dia Estadual de Conscientização à segurança da navegação;

- Patrimônio Cultural Imaterial das Parteiras Tradicionais;

- Dia Estadual do Técnico Agrícola;

- Dia Estadual do Psicólogo (27 de agosto);

- Política Estadual de Incentivo à Produção e ao Consumo de Babaçu;

- Obrigatoriedade para estabelecimentos comerciais informarem a data de validade de produtos em promoção quando próximos do vencimento;

- Denominação “Castanha da Amazônia” aos produtos derivados da castanheira (Bertholletia excelsa) no estado.

Repercussões
Um dos momentos mais emblemáticos do deputado estadual, foi enquanto esteve cumprindo agenda no município de Silves. Durante discurso, Sinésio Campos onde declarou apoio ao governador do Amazonas Wilson Lima (UB) para concorrer ao Senado, nas eleições de 2026. O flagra, foi publicado com exclusividade pela Rede Onda Digital e trouxe muita repercussão no cenário local.
Sinésio também protagonizou embates públicos com o vereador Zé Ricardo (PT), principalmente após o anúncio de apoio a Wilson Lima. Zé Ricardo classificou a decisão como “contraditória e incompatível com os princípios históricos do PT”. Em resposta, Sinésio afirmou que “sua linha está baseada no presidente Lula”.
Outro momento marcante na trajetória de Sinésio, foi quando o parlamentar chegou a comentar sobre os “rumores de desunião” no PT, o qual é presidente estadual, e respondeu de forma categórica: quem não estiver satisfeito, deve sair. A fala aconteceu em entrevista à Rede Onda Digital.
Saiba mais:
Prefeito de Manaus cancela ponto facultativo na sexta (21) e determina expediente normal
Comissões
Presidente: Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento;
Vice-Presidente: Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;
Corregedor: Mesa Diretora;
Membro: Comissão Especial; Comissão de Educação;
3º Suplente: Comissão de Turismo, Fomento e Negócios.
Biografia
Comissões
- Presidente: Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento;
- Vice-presidente: Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade; Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;
- Corregedor: Mesa Diretora;
- Membro: Comissão Especial; Comissão de Educação;
- 3º Suplente: Comissão de Turismo, Fomento e Negócios.
Biografia
Natural de Santarém (PA), Sinésio Campos cursou o ensino médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, atual Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com formação em Técnico Agropecuário.
É bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudo do Comportamento Humano (CENESC) da Universidade Federal do Amazonas, e possui pós-graduação lato sensu em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco.
Servidor concursado das redes municipal e estadual de ensino, está filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1991 e ocupa a presidência estadual da sigla no Amazonas.






