Amazonas poderá ter dia da Poesia em homenagem à escritora Violeta Branca

reprodução/ facetasculturais
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que institui o Dia Estadual da Poesia, a ser celebrado anualmente em 15 de setembro, data de nascimento da escritora amazonense Violeta Branca Menescal de Vasconcelos, conhecida como Violeta Branca.
Para Sinésio Campos, a escolha da data é uma forma de reconhecimento à contribuição de Violeta Branca para a literatura e para a luta das mulheres por liberdade e valorização de suas potencialidades.
“Seu legado literário continua vivo, motivando novas gerações de mulheres que se dedicam à poesia no Amazonas. A consagração do Dia Estadual da Poesia é um tributo justo à sua memória e à contribuição cultural que deixou”, destacou o parlamentar.
A data poderá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas e tem como objetivos valorizar a literatura como expressão cultural, estimular a produção poética entre jovens e adultos, além de homenagear os poetas amazonenses.
Saiba mais:
David Almeida: “Administrar Manaus é um sacerdócio diário”
Vereador propõe criação do dia do Motorista de Transporte Escolar em Manaus
Segundo o projeto, o Poder Executivo poderá promover eventos, concursos, palestras, oficinas e outras ações culturais para incentivar a poesia em todo o Estado.
