As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Donald Trump afirma à imprensa que está no comando da Venezuela e ameaça Delcy Rodríguez

A fala ocorre após uma série de declarações do presidente norte-americano indicando que os Estados Unidos assumiram papel central na administração do país sul-americano
05/01/26 às 21:28h
Donald Trump afirma à imprensa que está no comando da Venezuela e ameaça Delcy Rodríguez

(Foto: reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que é ele quem exerce o comando sobre a Venezuela, em meio às incertezas sobre a condução do poder no país após a captura de Nicolás Maduro. A declaração foi feita em entrevista à NBC News, divulgada nesta segunda-feira (5/1).

Ao ser questionado diretamente sobre quem governa a Venezuela neste momento, Trump respondeu de forma direta: “Eu”. A fala ocorre após uma série de declarações do presidente norte-americano indicando que os Estados Unidos assumiram papel central na administração do país sul-americano.

No domingo (4/1), durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump declarou que os EUA estão “no comando” da Venezuela. Um dia antes, em coletiva de imprensa, afirmou que o país norte-americano irá administrar a Venezuela de forma interina até que ocorra uma transição considerada “adequada e sensata”.


Leia mais

Governo da Venezuela faz busca por suspeitos que ajudaram na captura de Nicolás Maduro

Na ONU, EUA negam intenção de ocupar território venezuelano


Na entrevista à NBC News, Trump mencionou inicialmente a atuação de integrantes do alto escalão do governo dos Estados Unidos envolvidos na condução do tema, entre eles o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, e o vice-presidente, JD Vance.

As declarações ocorrem no mesmo dia em que Delcy Rodríguez, vice-presidente do governo Maduro, assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. Em entrevista anterior à revista The Atlantic, Trump afirmou que Rodríguez poderá enfrentar consequências mais severas do que Maduro caso não coopere com os Estados Unidos.

*Com informações da CNN Brasil.