As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Governo do Amazonas envia à Aleam projeto para criar 26 cargos na Sedecti

Segundo Wilson Lima, os novos cargos não vão ter aumento de despesas
10/10/25 às 17:52h
Governo do Amazonas envia à Aleam projeto para criar 26 cargos na Sedecti

Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus — Foto: Acervo Aleam

O Governo do Amazonas encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL) que cria 26 cargos comissionados na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta está aguardando emissão de parecer da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta tem o objetivo de recompor o quadro funcional da pasta após o encerramento do convênio que cedia servidores da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).

De acordo com a justificativa do Governo, a Sedecti, criada pela Lei Delegada nº 123/2019, desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do estado, com foco em sustentabilidade, bioeconomia e inovação.

Atualmente, parte das atividades da secretaria é desempenhada por 26 profissionais da Ciama, por meio de um protocolo de intenções firmado entre os órgãos. No entanto, com a decisão administrativa de rescindir a cessão de pessoal, a capacidade operacional da Sedecti seria comprometida, afetando a execução de políticas e programas estratégicos.


Saiba mais: 

Jaildo Oliveira defende regularidade no uso da verba de gabinete e diz que teve aval da Controladoria da CMM

Em “dominó político”, Amom Mandel e Rodrigo Guedes falam em prioridade à aposentadoria de servidores municipais


Para evitar prejuízos, o projeto propõe a criação de:

14 cargos de Assessor I (AD-1);

12 cargos de Assessor II (AD-2).

 

O texto prevê que as remunerações seguirão o padrão já existente para cargos de mesma nomenclatura e que não haverá aumento de despesas, pois os recursos utilizados serão os mesmos anteriormente destinados ao pagamento dos servidores cedidos pela Ciama.