Receita investiga fraude na importação de combústiveis em cinco estados do Brasil

(Foto: reprodução/receita federal)
A Receita Federal investiga um esquema de fraudes na importação e comercialização de combustíveis, petróleo e derivados. A Operação Cadeia de Carbono cumpriu mandados em cinco estados do Brasil; Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao todo, foram cumpridas diligências fiscais em 11 endereços. No Rio de Janeiro, fiscais já retiveram a carga de dois navios avaliados em cerca de R$ 240 milhões, contendo petróleo, combustíveis e óleo condensado. Em São Paulo, a operação se concentra em depósitos e terminais de armazenamento.
Segundo o órgão, empresas de fachada com baixa capacidade financeira estariam registradas como responsáveis por cargas milionárias, atuando como “laranjas” para ocultar os verdadeiros donos dos produtos e o fluxo do dinheiro.
Leia mais:
Receita Federal libera pagamento do boleto MEI por cartão de crédito; saiba mais
Explosão de balsas em operação da PF é criticada na Aleam: “ação truculenta”, dizem deputados
As suspeitas envolvem crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. Pela legislação, mercadorias vinculadas a esse tipo de fraude podem ser retidas ou até perdidas em favor da União.
A Receita também apura a participação de grandes grupos empresariais que usariam contratos complexos para esconder os beneficiários finais das operações. Como resposta, o órgão prepara uma nova norma para reforçar o controle sobre a importação de combustíveis, medida já discutida com representantes do setor.
*Com informações do G1.
