PF alerta para risco de nova suspensão na emissão de passaportes a partir de novembro

Para entrar no top 10, quatro países precisariam retirar a obrigatoriedade de visto aos brasileiros. (Foto: Reprodução)
A Polícia Federal (PF) ameaçou suspender novamente a emissão de passaportes por falta de recursos orçamentários a partir de novembro. O alerta foi enviado em ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), sinalizando o risco de paralisação do serviço.
Em nota, o MJSP afirmou que atua de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade do serviço e que mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.
A pasta destacou ainda que a emissão de passaportes é essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar qualquer interrupção.
Essa não é a primeira vez que a PF enfrenta risco de suspensão. Em abril deste ano, a corporação já havia sinalizado possível paralisação após o Ministério do Planejamento anunciar bloqueio de cerca de R$ 133 milhões do orçamento da instituição. Na ocasião, o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se em funcionamento.
Saiba mais:
Mulher descobre que foi dada como morta ao ir ao posto de saúde em Curitiba
SP: Mulher alega legítima defesa após matar companheiro com 40 golpes de tesoura e esconder corpo
Em 2022, porém, a falta de recursos levou efetivamente à interrupção temporária do serviço em novembro, devido à escassez de verba para controle migratório e confecção de passaportes.
*Com informações da CNN Brasil.






