Paraíba registra 1° caso suspeito de intoxicação por metanol; homem de 32 anos está internado em estado grave

Foto: reprodução/Freepik
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) confirmou, neste sábado (4/10), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.
O paciente é um homem de 32 anos, morador do município de Baraúna, que deu entrada no Hospital Regional de Picuí por volta das 10h, apresentando sintomas após consumir bebida alcoólica nos últimos três dias.
De acordo com a SES, o homem foi atendido e encaminhado à UTI da unidade, mas deve ser transferido ainda neste sábado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde receberá cuidados especializados.
“Bom dia, Paraíba. Agora final da manhã, 11h30, toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está mobilizada acompanhando o primeiro caso suspeito por intoxicação de metanol no nosso estado. O paciente deu entrada pela urgência e emergência do Hospital Regional de Picuí com sintomas característicos da intoxicação por metanol”, informou o secretário de Saúde, Ari Reis.
Veja:
O órgão estadual reforçou o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida. Sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, visão turva e desorientação podem indicar intoxicação e exigem atendimento médico imediato.
Saiba mais:
Hungria tem boa recuperação e não necessita mais de hemodiálise, diz boletim médico
Sintomas da intoxicação por metanol
A exposição ao metanol pode provocar sintomas em até 12 horas após a ingestão. Os principais sinais incluem:
- Náuseas e vômitos;
- Dor abdominal;
- Tontura;
- Visão borrada e sensibilidade à luz (fotofobia).
Nos casos mais graves, a intoxicação pode causar cegueira, respiração acelerada, confusão mental, coma e até morte.
A SES orienta que qualquer pessoa que apresente esses sintomas após o consumo de bebida alcoólica procure imediatamente uma unidade de saúde, o que aumenta as chances de recuperação.
*Com informações do G1 Paraíba.
