As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Conta luz fica na bandeira verde em janeiro de 2026

bandeira tarifária verde, que não prevê acréscimo no valor pago pelos consumidores
23/12/25 às 19:08h
Conta luz fica na bandeira verde em janeiro de 2026

(Foto: reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23/12) que a conta de luz fica mais barata no início de 2026. Em janeiro, será acionada a bandeira tarifária verde, que não prevê acréscimo no valor pago pelos consumidores.

Segundo a agência, apesar de o período chuvoso ter começado com índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de forma geral, manutenção dos volumes de chuva e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país.

De acordo com a Aneel, o cenário permite reduzir o acionamento de usinas termelétricas em janeiro, o que evita custos extras na geração de energia. Essas usinas têm produção mais cara e são utilizadas principalmente em momentos de escassez hídrica.


Leia mais

Bolsonaro faz cirurgia no natal; veja as medidas de segurança adotadas por Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes diz que se reuniu com presidente do Banco Central para falar dos efeitos da Lei Magnitsky


Em dezembro, a conta de luz já havia registrado alívio com a mudança da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela, o que reduziu o custo adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que a adoção da bandeira verde reflete um quadro de segurança energética, sem necessidade de uso intensivo das termelétricas, que além do custo elevado, utilizam combustíveis fósseis e geram maior emissão de gases de efeito estufa.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, o valor da conta aumenta conforme o consumo de energia.

*Com informações da Agência Brasil.