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Wilson Lima entrega primeiro trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano

Segundo o governador, a entrega da primeira etapa do complexo viário em que na data tão significativa, demonstra o compromisso do Governo do Amazonas.

A véspera do aniversário de 354 anos da capital amazonense, o governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23), o primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus. Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão ligando as zonas, Sul, Leste, Norte e Oeste da cidade.

O primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel, com extensão de 8,7 quilômetros, se inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona Norte, e se estende até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona Oeste de Manaus. Em fases subsequentes, o projeto se estenderá a partir da avenida dos Oitis, no Distrito Industrial II (zona Sul), percorrendo os ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona Leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona Norte).

Segundo o governador Wilson Lima, a entrega da primeira etapa do complexo viário em uma data tão significativa, demonstra o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento de Manaus.

“Estamos às vésperas do aniversário de Manaus e o meu compromisso não poderia ser outro: estou aqui dedicado de corpo e alma para continuar trabalhando para transformar a vida de quem mora nessa cidade e transformar para melhor. Tenho uma missão, que é melhorar a vida de quem tanto precisa”, destacou.


Saiba mais:

Prefeitura alcança marca de 300 ônibus novos entregues à frota de Manaus

Wilson Lima pede urgência para pavimentação da BR-319 em encontro com Alckmin


O Rapidão Rodoanel Metropolitano proporciona melhora no tráfego ao desviar veículos pesados, encurtando distâncias, reduzindo congestionamentos e economizando tempo, beneficiando o desenvolvimento da capital e região.

O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

Rapidão Rodonel: Trecho 1

A primeira etapa, entregue nesta segunda-feira, iniciou com a duplicação da estrada do Tarumã (8,7 km) e a construção do viaduto Lydia da Eira Corrêa, maior da região Norte, com 230 mil m², situado na avenida Torquato Tapajós. Antes chamado Anel Sul, o Rapidão conta com investimento de R$ 210 milhões e gerou 3 mil empregos diretos e indiretos.

Do valor total deste primeiro trecho, R$ 144,8 milhões são recursos do Estado, empregados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e R$ 65,1 milhões são recursos do Ministério das Cidades. Além da obra, R$ 19,4 milhões foram destinados para a desapropriação de 213 imóveis ao longo do trecho.

Os serviços contemplaram a duplicação da Estrada do Tarumã, que passa a ter 30 metros, sendo duas pistas com 10,5 metros e três faixas cada (somando 21 metros), mais quatro metros de canteiro central e cinco metros de passeio lateral, sendo 2,5 metros cada lado.

A obra também contou com a construção de sete retornos ao longo da via; terraplanagem; drenagem superficial e profunda; pavimentação; sinalização horizontal e vertical; faixas de pedestres; piso tátil; linhas de estímulo a redução de velocidade; instalação de 14,6 quilômetros de dispositivo de proteção (defensas) e 2,4 quilômetros de guarda-corpos.

Ao longo da via foram construídas nove paradas de ônibus e duas pontes, sendo uma sobre o Igarapé da Bolívia e outra ponte sobre a Cachoeira Alta; foram ainda instaladas 807 luminárias em LED e implantado paisagismo com gramas e plantio de 852 ipês nas cores roxos, rosa, amarelo e branco.

Rapidão Rodonel: Trechos 2 e 3

A segunda etapa do Rapidão Rodoanel Metropolitano inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita (onde fica o Museu da Amazônia, Musa). Com previsão de entrega para 2025 e 46% de avanço, o corredor viário terá extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas com três faixas de 3,60 metros cada e passeios laterais.

Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

A obra neste trecho foi iniciada em 2019, durante o primeiro mandato do governador Wilson Lima, e já está com 5,7 quilômetros pavimentados. A meta é concluir outros dois quilômetros até dezembro deste ano.

Já a terceira etapa, com 10,8 quilômetros de extensão, contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita e a interligação das etapas um e dois. Essa parte do projeto está em fase de elaboração.

Investimentos

Investimentos significativos no valor de quase R$ 700 milhões foram enfatizados pelo governador Wilson Lima, demonstrando o compromisso do Governo do Amazonas com Manaus. Por meio de convênios com a prefeitura, desde o ano de 2021, já foram alocados pelo Estado aproximadamente R$ 528,1 milhões destinados a melhorias na infraestrutura viária, renovação da frota do transporte coletivo, revitalização de feiras, mercados e parques, bem como a implementação e renovação do passe livre estudantil. Além disso, está previsto o repasse adicional de R$ 170,7 milhões para a cidade.

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A véspera do aniversário de 354 anos da capital amazonense, o governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23), o primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus. Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão ligando as zonas, Sul, Leste, Norte e Oeste da cidade.

O primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel, com extensão de 8,7 quilômetros, se inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona Norte, e se estende até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona Oeste de Manaus. Em fases subsequentes, o projeto se estenderá a partir da avenida dos Oitis, no Distrito Industrial II (zona Sul), percorrendo os ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona Leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona Norte).

Segundo o governador Wilson Lima, a entrega da primeira etapa do complexo viário em uma data tão significativa, demonstra o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento de Manaus.

“Estamos às vésperas do aniversário de Manaus e o meu compromisso não poderia ser outro: estou aqui dedicado de corpo e alma para continuar trabalhando para transformar a vida de quem mora nessa cidade e transformar para melhor. Tenho uma missão, que é melhorar a vida de quem tanto precisa”, destacou.


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O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

Rapidão Rodonel: Trecho 1

A primeira etapa, entregue nesta segunda-feira, iniciou com a duplicação da estrada do Tarumã (8,7 km) e a construção do viaduto Lydia da Eira Corrêa, maior da região Norte, com 230 mil m², situado na avenida Torquato Tapajós. Antes chamado Anel Sul, o Rapidão conta com investimento de R$ 210 milhões e gerou 3 mil empregos diretos e indiretos.

Do valor total deste primeiro trecho, R$ 144,8 milhões são recursos do Estado, empregados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e R$ 65,1 milhões são recursos do Ministério das Cidades. Além da obra, R$ 19,4 milhões foram destinados para a desapropriação de 213 imóveis ao longo do trecho.

Os serviços contemplaram a duplicação da Estrada do Tarumã, que passa a ter 30 metros, sendo duas pistas com 10,5 metros e três faixas cada (somando 21 metros), mais quatro metros de canteiro central e cinco metros de passeio lateral, sendo 2,5 metros cada lado.

A obra também contou com a construção de sete retornos ao longo da via; terraplanagem; drenagem superficial e profunda; pavimentação; sinalização horizontal e vertical; faixas de pedestres; piso tátil; linhas de estímulo a redução de velocidade; instalação de 14,6 quilômetros de dispositivo de proteção (defensas) e 2,4 quilômetros de guarda-corpos.

Ao longo da via foram construídas nove paradas de ônibus e duas pontes, sendo uma sobre o Igarapé da Bolívia e outra ponte sobre a Cachoeira Alta; foram ainda instaladas 807 luminárias em LED e implantado paisagismo com gramas e plantio de 852 ipês nas cores roxos, rosa, amarelo e branco.

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Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

A obra neste trecho foi iniciada em 2019, durante o primeiro mandato do governador Wilson Lima, e já está com 5,7 quilômetros pavimentados. A meta é concluir outros dois quilômetros até dezembro deste ano.

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