Seca 2025: Transporte de cargas segue normal, afirma Sindarma

Navegação pelo rio Madeira (Foto: Sindarma).
De acordo com o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), as operações e o transporte de cargas nos primeiros meses do verão amazônico de 2025 seguem dentro da normalidade em todas as regiões do Estado.
Segundo os dados da entidade, em todas as bacias, inclusive na calha do Rio Madeira – onde a Marinha já restringiu preventivamente a navegação noturna por conta dos pedrais e bancos de areia – as balsas e embarcações que transportam combustíveis e produtos em geral seguem operando com total segurança.
O vice-presidente do Sindarma, Madison Nóbrega, comentou a atual situação:
“Estamos no final do mês e até o momento, as estimativas dos órgãos medidores estão se confirmando. Temos uma seca menos severa, principalmente na comparação ao que ocorreu ano passado, com destaque para o Rio Madeira. Nenhum município corre risco de desabastecimento e esperamos que esta tendência continue até o final da estiagem”.
Leia mais:
Rio Negro deve ter seca fraca em 2025, prevê Serviço Geológico do Brasil
Wilson Lima apresenta ações para enfrentamento à estiagem e faz balanço da Operação Cheia 2025
Seca já se acentua
A descida do Rio Negro começou a acelerar em Manaus. Nesta segunda (29/9), o nível do rio Negro, conforme medição no porto da capital amazonense, está em 22, 94 metros.
O rio, que antes descida entre 9 e 10 centímetros no início do mês, registrou, só na quinta-feira (25), um recuo de 19 centímetros.
Mesmo assim, as águas permanecem quase dez metros acima da marca registrada em 2024, de 13,93 metros.
*Com informações de G1
