Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Polícia Federal resgata vítimas de trabalho semelhante à escravidão no interior do Amazonas

Polícia Federal resgata vítimas de trabalho semelhante à escravidão no interior do Amazonas

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 03/02/25 às 11:36h

A Operação Mineração Obscura 2, realizada pela Polícia Federal aconteceu no último fim de semana (sexta 31/1 a segunda-feira 03/02), e teve como objetivo destruir minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores tratados em condições de escravidão em Maués, município do Amazonas.

Denúncias

A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão de obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro.

O que a Polícia Federal encontrou

Durante a ação, os policiais encontraram trabalhadores que enfrentavam jornadas de trabalho exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos como o uso de substâncias químicas tóxicas.

Imagem: Polícia Federal
Imagem: Reprodução da Internet

Além disso, a polícia descobriu que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas (método incomum e de alto risco) e os danos ambientais que ultrapassam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.


Leia também:

Bolsonaro diz estar preparado para ser preso pela Polícia Federal

Servidor da Funai é investigado pela Polícia Federal por corrupção


Operação conjunta

Além da PF, a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, participaram da operação.

Imagem: Polícia Federal
Imagem: Divulgação da Internet