As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Neblina na madrugada desvia 10 voos no aeroporto de Manaus; evento pode indicar início do período chuvoso

Neblina provocou desvios em 10 voos no Aeroporto Eduardo Gomes e diminuiu visibilidade em toda a cidade
Neblina na madrugada desvia 10 voos no aeroporto de Manaus; evento pode indicar início do período chuvoso

Forte neblina sobre Manaus (Foto: Reprodução).

A madrugada desta quinta (9/10) em Manaus contou com um fenômeno nem sempre observado na cidade: uma forte neblina, que chegou a desviar dez voos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para outros destinos. As operações ficaram suspensas entre 4h e 6h30, período em que a visibilidade ficou comprometida.

Em nota, o aeroporto orientou que os passageiros afetados pelos desvios entrem em contato com as companhias aéreas para informações sobre remarcações e horários atualizados.


Leia mais:

Forte chuva deixa diversas áreas de Manaus alagadas; veja vídeo

Manaus reduz em 90,3% os roubos a ônibus, aponta SSP


Neblina: O que dizem os metereologistas?

De acordo com a meteorologista Andréa Mendes, a neblina foi provocada pela combinação de alta umidade, temperaturas amenas e instabilidades atmosféricas associadas a sistemas de alta e baixa pressão.

Ela explicou:

“Tem um termo que a gente usa na meteorologia que é o cavado invertido. Ele está entre os fatores que está proporcionando essa nebulosidade. A gente está com uma circulação de alta, e na periferia dessa alta há instabilidade também. Além disso, há uma grande quantidade de vapor d’água na atmosfera, o que favorece a formação da neblina”.

Mendes também afirmou que o fenômeno ocorre com mais frequência nas primeiras horas da manhã, quando o ar está mais úmido e frio, com temperaturas entre 18°C e 20°C, e logo se dissipa:

“Esse tipo de neblina geralmente se dissipa quando o sol aparece e há radiação. Quando amanhece, e a temperatura começa a subir, o fenômeno se desfaz naturalmente”.

Ela também afirmou que a neblina pode estar ligada ao início do período chuvoso no Amazonas:

“Há condição de chuva para Manaus. O Inmet emitiu um aviso. As chuvas mais fortes devem ocorrer no fim de semana. Esse padrão é típico da Amazônia, quando começa o período chuvoso, que segue até meados de maio do ano que vem”.

*Com informações de G1