As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bioeconomia: empresas de Manaus participam de exposição de produtos em Macau, na China

Empresas amazonenses que investem na bioeconomia ganham oportunidade de internacionalizar suas marcas em feira de negócios na China
20/10/25 às 11:04h
Bioeconomia: empresas de Manaus participam de exposição de produtos em Macau, na China

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), lidera a comitiva de empresas do Estado que participará da 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (2ª C-PLPEX), que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025, em Macau, na China.

A comitiva contará com a participação das empresas: Neo Power, especializada em energia renovável e instalação de eletropostos; Amazônia Smart Food, especializada em tecnologia de alimentos; Hillary Gin, produção de bebidas com insumos amazônicos.

(Foto: Divulgação)

A CEO da Amazônia Smart Food, Pricila Almeida, ressaltou a importância de participar da comitiva como uma forma de estabelecer novos contatos e firmar a posição da bioeconomia amazonense no mercado mundial.

“Minha expectativa para essa viagem é altíssima. Vejo nessa experiência uma oportunidade valiosa de expandir horizontes, conhecer novos mercados, aprender com outras culturas e inserir os produtos amazônicos em cadeias de valor globais”, disse.

Para o CEO da Neo Power, Francerbley Bragança, a participação da empresa representa um grande marco em sua trajetória e no avanço da eletromobilidade no Amazonas. O empreendedor também citou o fomento da Sedecti como um importante aliado para a promoção da internacionalização das empresas amazonenses.

(Foto: Divulgação)

“Estar presente neste evento é uma oportunidade estratégica, buscar parcerias tecnológicas e atrair novos investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável da nossa região. O fomento concedido pela Sedecti demonstra o compromisso do governo em fortalecer o ecossistema de inovação e impulsionar negócios de base tecnológica com foco em sustentabilidade e transição energética”, justificou Bragança.

A representante da empresa Hilary Gin, Raquel Omena, salientou que buscar a melhor forma de posicionar a marca visando o mercado internacional tem sido um exercício constante, associado a necessidade de estabelecer novas ligações entre os mercados amazônico e asiático.

(Foto: Divulgação)

“Para nós, levar o Hilary London Dry Gin para a China é um passo importante e desafiador. Estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar um produto criado na Amazônia em um mercado tão expressivo como o asiático. Para nós, é um motivo de grande orgulho integrar a comitiva organizada pela Sedecti, que tem desempenhado um papel fundamental em abrir caminhos e fortalecer a presença das empresas amazonenses no exterior”, afirmou Raquel.


Saiba mais:

Foz do Amazonas: primeiro poço de petróleo custará R$ 842,4 milhões, estima Petrobras

Número de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos


Ações institucionais em pauta

No stand do governo do Amazonas, o público poderá conferir a “Vitrine da Sociobiodiversidade”, uma exposição de produtos de 15 empresas do setor, destacando a riqueza natural e a inovação tecnológica do estado.

Segundo o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, a participação do Amazonas nesta exposição ressalta o potencial do estado como polo de inovação e exportação, além de promover internacionalmente produtos e tecnologias que valorizam nossa sociobiodiversidade.

“O Estado do Amazonas tem todo o interesse de que empresas voltadas para a bioeconomia consigam se inserir no mercado internacional. A ida deste grupo a Macau é uma oportunidade de estabelecer novos contatos e abrir novos mercados, e, por isso, o governo do Estado do Amazonas oferece todo o apoio a essa iniciativa”, declarou Corrêa.

Os representantes do governo do Amazonas também realizarão agendas institucionais estratégicas. Na terça-feira (21/10) haverá visita ao Instituto de Promoção de Investimentos de Macau (Ipim), com o objetivo de celebrar um protocolo de intenções para promoção de produtos da sociobiodiversidade amazônica. No sábado (25/10), a delegação participará de reunião na Embaixada Brasileira em Hong Kong, fortalecendo relações institucionais e oportunidades de cooperação internacional.